Um quilo vai deixar de ser um quilo

International Bureau of Weights and Measures

Protótipo Internacional do Quilograma (IPK)

Sim, é verdade: um quilo vai deixar de ser um quilo. Essa alteração, que entrará em vigor em abril do próximo ano, não afeta a utilização cotidiana da medida, mas sim a abordagem científica.

Na próxima semana, o Comitê Internacional de Pesos e Medidas vai se reunir para repensar a unidade científica quilo. Essa mudança acontece depois da medida ter revelado um desvio de 50 microgramas no padrão estabelecido internacionalmente há 129 anos, segundo informa o jornal ABC.

No final da Revolução Francesa, no século XVIII, ficou convencionado que um quilograma representaria a massa de um decímetro cúbico de água destilada a 3,98 graus, que é a temperatura em que a água tem uma maior densidade numa atmosfera de pressão normal.

Em 1875, o significado do quilograma passou além das fronteiras durante a Convenção do Metro, que aconteceu em Paris, tendo sido criado o Comitê Internacional de Pesos e Medidas, de que fazem parte 18 membros, com o objetivo de garantir a uniformidade das unidades de medida.

Anos mais tarde, em 1889, surgiu a necessidade de concretizar fisicamente a medida em um formato mais simples de reproduzir. Assim nasceu o Grande Quilo, um cilindro com uma altura e um diâmetro de 39 milímetros construído 90% em platina e 10% em irídio, que representava a unidade.

Segundo o Diário de Notícias, foram ainda feitas 40 réplicas, cujo peso, com a passagem do tempo, se desviou do protótipo original guardado em Paris, existindo variações entre as diferentes réplicas, inclusive.

Agora, dá-se a grande alteração: o quilo vai passar a ser uma medida universal, desprovida de uma unidade física que a defina. Apesar de o valor continuar a ser o mesmo, será calculado a partir da “constante de Planck“, que representa um papel crucial na física quântica.

Essa mudança não altera nem afeta em nada a utilização cotidiana da medida. “Na realidade, não importa quanto pesa um quilo se todos trabalharmos com a mesma norma”, diz Peter Cumpson, professor de Sistemas Microeletromecânicos.

“O problema é existirem pequenas diferenças em todo o mundo. O protótipo internacional do quilograma e suas 40 réplicas crescem em um ritmo diferente, afastando-se do original”.

A mudança entrará em vigor em abril de 2019. Na reunião da próxima semana, do Comitê Internacional de Pesos e Medidas, ainda serão revistas outras unidades como o ampere, o kelvin e o mol.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinamarqueses desafiaram Hitler e salvaram sua população judaica dos nazistas

No dia 29 de setembro de 1943, um rabino dinamarquês interrompeu o culto matinal na sinagoga Krystalgade em Copenhague e disse: “Não temos tempo para continuar com as orações”. Nascia, assim, a resistência dinamarquesa: “Não temos …

Em Dubai, os policiais vão pilotar motos voadoras

Em uma iniciativa futurista, a empresa Hoversurf, sediada na Califórnia, está dando treinamento a agentes de polícia de Dubai para pilotarem motos voadoras. A iniciativa se junta assim à lista de projetos ambiciosos que o …

Mulher morre por overdose de botox em Hong Kong

Uma mulher de 52 anos morreu nesta segunda-feira (12) em Hong Kong, depois de receber uma overdose de botox em uma clínica estética. É o terceiro caso deste tipo em menos de um mês na …

Toquinho se diz confiante em Bolsonaro e Moro: “segurança total de não corrupção”

O cantor e compositor Toquinho se mostrou confiante em relação ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O compositor disse esperar do novo governo um freio à antiga “classe política que monopoliza tudo” no país …

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, …

Um banho quente para combater a depressão? Sim, funciona

Um estudo internacional sugere que tomar longos banhos de imersão, duas vezes por semana, melhora os níveis de humor e ajuda no combate à depressão. Dois banhos longos de imersão por semana é a receita ideal …

Chinês ficou com uma colher no esôfago durante um ano (sem saber)

Durante um jantar de amigos, um indivíduo chinês engoliu uma colher de 20 centímetros depois de perder uma aposta. Como conseguia respirar e comer normalmente, achou desnecessário consultar um médico. Resultado da aposta: ficou com …

Neymar ganha 375 mil euros para aplaudir os torcedores no fim dos jogos

A France 2 fez um documentário sobre o PSG no qual revela que alguns jogadores recebem verbas para adotarem certos comportamentos. É o caso de Neymar, que recebe 375 mil euros para aplaudir os torcedores …

China apresenta seu novo Palácio Celestial, a estação espacial do futuro

Equipada com painéis solares, com um peso mínimo de 60 toneladas e aberta a todos os países para experiências científicas. A China apresentou uma réplica da sua primeira grande estação espacial, que pretende colocar no …

Há um site de prostituição financiado pelo governo suíço

O site Call Me To Play é financiado pelo Estado suíço e oferece serviços sexuais. Além disso, ensina os profissionais do sexo a se protegerem da violência, das doenças e do tráfico. Nasce, assim, a era …