Um só ataque da Coreia do Norte pode matar 90% dos norte-americanos

A Coreia do Norte tem a capacidade de lançar um ataque fulminante com uma bomba nuclear de pulso electromagnético de grande altitude, que destruiria a rede elétrica do país e dizimaria a população norte-americana.

Segundo um relatório apresentado na quinta-feira (12) por uma comissão de peritos em assuntos militares ao Congresso dos Estados Unidos, um só ataque nuclear da Coreia do Norte pode matar 90% da população norte-americana.

Intitulado “Ameaça vazia ou perigo sério: avaliando o risco da Coreia do Norte para o território dos EUA“, o relatório foi apresentado à Comissão de Segurança Interna do Congresso por uma task force encarregada de avaliar a ameaça para os Estados Unidos de um ataque de pulso eletromagnético.

Segundo o jornal The Washington Examiner, se a Coreia do Norte optar por um cenário de “Dia do Juízo Final”, pode usar uma bomba nuclear EMP, lançada por um míssil ou satélite e detonada a grande altitude, que destruiria parte dos Estados Unidos e cujo pulso eletromagnético inutilizaria a rede elétrica do país por tempo indeterminado.

Neste cenário, 9 em cada 10 americanos morreriam no espaço de um ano.

Segundo consideram os relatores da task force, citados pelo jornal conservador da capital norte-americana, “a ameaça da Coreia da Norte nunca foi tão alta”, em parte pela recente escalada de tensão e troca de ameaças entre as duas partes, mas também pela “surpreendente capacidade nuclear que os coreanos revelaram” nos últimos testes.

Os dois relatores do documento, William R. Graham e Peter Vincent Pry, salientam que os Estados Unidos estão “há anos ignorando os sinais de aviso” e que as manobras militares norte-coreanas dos últimos meses deveriam funcionar como “toque de despertar”.

Há apenas 6 meses, dizem os dois peritos, a maior parte dos especialistas em assuntos militares norte-coreanos defendiam que o arsenal nuclear de Pyongyang seria totalmente primitivo – na pior das hipóteses consistiria em apenas 6 bombas atômicas – e que o país estaria muito longe de conseguir produzir uma bomba de hidrogênio.

Atualmente, realça William R. Graham na intervenção, os especialistas militares estimam que a Coreia do Norte tenha nada menos que 60 bombas nucleares, e tudo indica que tem uma sofisticada bomba H comparável às armas termonucleares americanas.

Segundo se pode concluir do relatório, aparentemente os norte-americanos poderiam ter razões para estar preocupados com o fato de haver armas nucleares controladas por alguém que não dá garantias de que nunca as usaria.

Algo que, consideram alguns analistas, deveria preocupar o resto do mundo, mas não apenas em relação às armas nucleares norte-coreanas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ridículo o relatório. Tendencioso tal como eram os relatórios forjados que afirmavam que o Iraque de Sadam possuía armas de destruição em massa. A Coreia do Norte possui alguns artefatos nucleares primitivos; totalmente incapazes de atingir o território norte-americano. O referido relatório somente se presta a tentar legitimar uma ação militar americana contra os norte-coreanos. Estou me segurando para não car na risada!

    • Os testes nucleares que a própria Coreia do Norte fez são forjados?
      Os vídeos que a KCNA divulga são forjados? Por quem?
      A notícia que a Coreia divulgou de que tem uma nova bomba de hidrgênio é forjada?
      O que é forjada, a notícia ou a bomba?
      A intervenção do ministro das Relações Exteriores na ONU foi forjada?
      Sim, é ridículo.

  2. Se trata de um poder limitado, incapaz de atingir território americano. Mas é lógico que os políticos Republicanos trataram de superlativar o problema, torcendo por uma intervenção americana. É sempre assim, tal como ocorreu com as “armas de destruição em massa” de Sadam.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …