Crimes de adoções ilegais pela Igreja Universal em Portugal já prescreveram

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, teria montado um rede de adoção ilegal em 1990

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas em um lar da Igreja Universal do Reino de Deus teriam sido roubadas das mães na década de 90 para adoção.

Na sequência da reportagem emitida nesta segunda-feira (11) pelo canal português TVI, o jornal Expresso informa que o Ministério Público de Portugal teria aberto um inquérito para investigar uma suposta rede internacional de adoção ilegal de crianças montada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

O inquérito, a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP), foi aberto na semana passada na sequência de uma participação feita pela Segurança Social do país, que pediu ao Ministério Público para investigar os fatos denunciados.

Durante a década de 1990, Edir Macedo, fundador da IURD teria obrigado bispos e pastores da Igreja a se sujeitarem a uma vasectomia – cirurgia proibida em Portugal a menores de 25 anos e sem filhos – para impedi-los de terem filhos biológicos, ordenando mais tarde, quando as suas filhas quiseram ser mães, que adotassem crianças.

Entre 1994 e 2001, a IURD teria gerido em Lisboa um lar ilegal de crianças, de onde seriam retirados os menores a serem adotados pelos responsáveis do culto religioso.

Quando os menores eram entregues ao lar por famílias em dificuldades financeiras, as famílias passavam a ser impedidas de visitar as crianças. A organização do estabelecimento impedia que assinassem o livro de visitas para poderem mais tarde argumentar junto do tribunal que a família biológica manifestava total desinteresse pelos menores, que assim ficavam disponíveis para adoção.

Nos relatórios que enviava às instituições que tutelam os processos de adoção, como a Segurança Social e os tribunais, o lar forjava documentação e falsificava informação sobre as mães biológicas para manipular os processos e levar entidades a retirar em definitivo as crianças das famílias.

No entanto, o diretor nacional da Polícia Judiciária (equivalente à Polícia Federal), Pedro Carmo, adiantou ao Diário de Notícias que “nunca nenhuma entidade ou autoridade denunciou até hoje qualquer um destes casos à PJ”. “Para nós é uma matéria desconhecida”, disse.

Além disso, existe também o fato de os “crimes terem prescrito”, informa. Ilícitos graves como sequestro de crianças ou associação criminosa, têm um prazo máximo de 20 anos para serem investigados.

Por exemplo, o primeiro caso relatado na reportagem, de três irmãos levados para os Estados Unidos, aconteceu em 1995, pelo que prescreveu em 2015.

O diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, atira ainda algumas culpas ao governo português. “Isto aconteceu debaixo dos nossos olhos e retrata o esquema que estava montado em um lar ilegal” e destaca que “as crianças foram levadas sem que os tribunais ouvissem as famílias das crianças”. “O Estado não esteve completamente bem aqui, mas nunca é tarde para repor a verdade“, declarou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …