Vacina contra a acne pode se tornar realidade dentro de poucos anos

PAHO / WHO

Em comparação com gerações anteriores, há cada vez mais adultos sofrendo de acne. Esse mal pode estar chegando ao fim com o desenvolvimento de uma nova vacina.

O especialista em acne e diretor de pesquisa clínica em dermatologia do Hospital Mount Sinai, nos EUA, diz que a incidência de acne em mulheres adultas tem crescido a cada ano. “Ninguém sabe o motivo. A pele luta contra bactérias e ficamos cobertos de espinhas”, explicou.

O fato de os cientistas não saberem exatamente o que causa a acne explica por que não há uma cura real para um problema que é tão comum. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne afeta 56,4% das pessoas.

Mas as coisas devem melhorar em breve. Uma vacina contra a acne promete mudar a forma como cuidamos da pele.

Imagine uma geração inteira que não sabe o que é precisar de usar um corretor para esconder uma marca vermelha ou cicatriz, ou que não precisa ficar torcendo que uma nova medicação comece a funcionar rapidamente.

A vacina está sendo desenvolvida na Universidade da Califórnia em São Diego, e não ataca a bactéria que causa a acne em si, a P. acnes, mas sim a substância que a bactéria produz.

O problema em atacar a bactéria é que ela está em todo o lado e também nos traz benefícios. “Descobrimos um antibiótico para a toxina que é produzida pela P. acnes que vive na nossa pele. A proteína está associada à inflamação que causa a acne”, explica Eric C. Huang, pesquisador principal da vacina.

Isso significa que a vacina pode bloquear os efeitos negativos da bactéria sem matá-la.

Até agora, a vacina funcionou em biopsias recolhidas de pele de pacientes. “O próximo passo é testá-la em pacientes em um teste clínico”, explica Huang. A primeira fase desse teste, que pode durar entre um e dois anos, deve começar em breve.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …