Vacina contra a acne pode se tornar realidade dentro de poucos anos

PAHO / WHO

Em comparação com gerações anteriores, há cada vez mais adultos sofrendo de acne. Esse mal pode estar chegando ao fim com o desenvolvimento de uma nova vacina.

O especialista em acne e diretor de pesquisa clínica em dermatologia do Hospital Mount Sinai, nos EUA, diz que a incidência de acne em mulheres adultas tem crescido a cada ano. “Ninguém sabe o motivo. A pele luta contra bactérias e ficamos cobertos de espinhas”, explicou.

O fato de os cientistas não saberem exatamente o que causa a acne explica por que não há uma cura real para um problema que é tão comum. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a acne afeta 56,4% das pessoas.

Mas as coisas devem melhorar em breve. Uma vacina contra a acne promete mudar a forma como cuidamos da pele.

Imagine uma geração inteira que não sabe o que é precisar de usar um corretor para esconder uma marca vermelha ou cicatriz, ou que não precisa ficar torcendo que uma nova medicação comece a funcionar rapidamente.

A vacina está sendo desenvolvida na Universidade da Califórnia em São Diego, e não ataca a bactéria que causa a acne em si, a P. acnes, mas sim a substância que a bactéria produz.

O problema em atacar a bactéria é que ela está em todo o lado e também nos traz benefícios. “Descobrimos um antibiótico para a toxina que é produzida pela P. acnes que vive na nossa pele. A proteína está associada à inflamação que causa a acne”, explica Eric C. Huang, pesquisador principal da vacina.

Isso significa que a vacina pode bloquear os efeitos negativos da bactéria sem matá-la.

Até agora, a vacina funcionou em biopsias recolhidas de pele de pacientes. “O próximo passo é testá-la em pacientes em um teste clínico”, explica Huang. A primeira fase desse teste, que pode durar entre um e dois anos, deve começar em breve.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …