Vegetarianos britânicos estão se revoltando contra a nova nota de 5 libras

Bank of England / Twitter

Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.

Apresentação da nova nota de 5 libras num road-show do Banco de Inglaterra.

A nova nota de 5 libras ganhou muitos fãs no Reino Unido desde que entrou em circulação, em setembro. É resistente. Não rasga. Você pode derrubar cerveja nela, colocar na máquina de lavar, e ela vai sobreviver para pagar mais uma rodada. Mas tem algo que a cédula não é: livre de gordura.

Impressa em polímero, a nota de plástico contém uma pequena quantidade de gordura de origem animal – e muitos vegetarianos não estão felizes com isso.

Conhecido pelas gerações mais antigas como base para fabricação de sabão e velas, o sebo é derivado da carne de boi ou carneiro (e, algumas vezes, de porco), proveniente do matadouro ou do processo de produção de alimento.

Essência de bacon

Veganos e vegetarianos sentiram-se ofendidos com essa revelação e expressaram sua indignação nas redes sociais. Quase 100 mil pessoas assinaram uma petição pedindo que o material das notas seja alterado.

“Exigimos que vocês deixem de utilizar produtos de origem animal na fabricação das notas que temos que usar”, diz a petição.

Irritados, veganos e vegetarianos afirmam no Twitter que a nova cédula “não é legal”, além de “nojenta”. E questionam se seus direitos foram levados em conta.

Há também, por outro lado, quem se manifeste com ironia, sugerindo que uma “essência de bacon” na cédula é oportuna e especulando sobre a quantidade de calorias contida agora num fiver – como é chamada a nota de cinco libras pelos britânicos -, e se oferecendo para ficar com as notas que os veganos não queiram.

Alguns líderes hindus britânicos disseram, por sua vez, que vão discutir uma possível proibição das novas notas nos templos. As vacas são consideradas animais sagrados pelos hindus – muitos não usam sapatos ou bolsas de couro, por exemplo.

Já os judeus, cuja religião também prevê várias restrições em relação ao uso de produtos de origem animal, estão menos preocupados com as novas cédulas.

“As notas de cinco libras não causariam nenhum problema aos judeus a menos que tentassem comê-las”, diz Simon Round, porta-voz do Conselho de Representantes de Judeus Britânicos.

“Os judeus não estão autorizados a consumir gordura animal, mas estão autorizados a manusear”, esclarece.

O Banco da Inglaterra confirma, por sua vez, a utilização de gordura animal para fabricar as cédulas.

“Nós confirmamos que a pasta de polímero, a partir da qual o substrato base da nota é feito, contém traços de uma substância conhecida como sebo (gordura animal),” disse em nota.

A instituição financeira britânica não tem planos de elaborar uma nova receita. Mas há quem esteja dando uma solução simples para quem não está satisfeito com sua nova nota. Que tal trocar?

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …