Venezuelano é segundo caso de cura do HIV no mundo

simcsea / Flickr

Um homem venezuelano portador do HIV, identificado como o “paciente de Londres”, conseguiu vencer o vírus, anunciaram seus médicos nesta terça-feira (10). Segundo pesquisadores, ele é o segundo caso no mundo a ter se curado.

Quase dez anos após o primeiro caso confirmado de um paciente com HIV que conseguiu se curar, o venezuelano Adam Castillejo, de 40 anos, não apresenta sinais do vírus há 30 meses, segundo os resultados publicados na revista The Lancet HIV.

O “paciente de Londres” decidiu revelar sua identidade nesta semana em uma entrevista ao jornal The New York Times. “Quero ser um embaixador da esperança“, disse Adam Castillejo, que cresceu em Caracas, na Venezuela, mas vive em Londres.

Da remissão à cura

Em março de 2019, o professor Ravindra Gupta, da Universidade de Cambridge, anunciou que o venezuelano, diagnosticado soropositivo em 2003, não mostrava sinais do vírus há 18 meses. Na época, o médico pediu cautela e insistiu no termo “remissão” – e não cura -, pedindo mais tempo para a confirmação.

Um ano depois, sua equipe deu esse passo. “Sugerimos que nossos resultados representam uma cura do HIV”, escreveram, depois de testarem amostras de sangue, tecido e esperma do “paciente de Londres”. “Praticamente tudo deu negativo“, fora alguns resquícios de vírus inativos, comemorou Gupta.

Como o americano Timothy Ray Brown, chamado de o “paciente de Berlim”, considerado curado em 2011, Adam Castillejo foi submetido a um transplante de medula óssea para tratar um câncer de sangue. Ele recebeu células-tronco de doadores portadores de uma mutação genética rara que impede o HIV de se estabelecer, o CCR5.

O fato de a cura do paciente de Berlim ter permanecido única por quase dez anos levou muitas pessoas a acreditarem que seu caso seria uma exceção. “Nossas descobertas mostram que o sucesso do transplante de células-tronco como tratamento para o HIV, relatado pela primeira vez há nove anos para o paciente de Berlim, pode ser replicado”, afirmam os pesquisadores, que agora esperam obter outros casos de sucesso.

“Outros pacientes receberam tratamento semelhante, mas nenhum está em remissão. Provavelmente haverá outros, mas isso levará tempo”, reiterou Gupta.

Procedimento arriscado

Os pesquisadores reconhecem, contudo, que o método utilizado com Adam Castillejo ainda não é uma solução para as milhões de pessoas que vivem com a doença em todo mundo e que a controlam com antirretrovirais por toda vida.

O procedimento usado para os dois pacientes curados é muito pesado e arriscado, além de levantar questões “éticas”, ressalta o professor Gupta. “Temos que colocar na balança a taxa de mortalidade de 10% para um transplante de células-tronco e o risco de morte”, salienta.

“Um trabalho como esse é importante para o desenvolvimento de estratégias de tratamento que possam ser mais amplamente aplicáveis“, opina o médico Andrew Freedman, da Universidade de Cardiff, que não está envolvido no estudo.

Outros cientistas são mais cautelosos. “Será que o ‘paciente de Londres’ está realmente curado?”, questiona Sharon Lewin, da Universidade de Melbourne. “Os dados obviamente são empolgantes e encorajadores, mas, no final, apenas o tempo dirá”, observou.

Segundo a equipe médica do venezuelano, ele continuará a ser testado regularmente para monitorar um possível reaparecimento do vírus.

Em todo o mundo, quase 38 milhões de pessoas vivem com HIV, mas apenas 62% recebem terapia tripla. Quase 800 mil pessoas morreram em 2018 por doenças relacionadas à Aids. O surgimento de formas de HIV resistentes a medicamentos também é uma preocupação crescente.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …