Na Rússia da Copa, uma viatura cheia de olhos digitais está atrás de bandidos

Em Ryazan, região a cerca de 200 quilômetros de Moscou, um novo carro de polícia está entrando em operação e mostrando até que ponto a tecnologia vai tornar a vida de procurados pela Justiça bem mais difícil.

A viatura, que acaba de ser apresentada pelo Ministério do Interior da Rússia, foi batizada de MBC, sigla para Complexo Biométrico Móvel.

O seu funcionamento é quase simples: trata-se de um automóvel dotado de uma poderosa câmera panorâmica com zoom, automatizada e móvel, e ainda conectado a outras 10 câmeras de vigilância externas.

Mas o segredo está em um servidor de computador instalado na viatura. Nele roda um sofisticado software baseado em redes neurais, criado pela startup russa NtechLab, para reconhecimento facial de vídeo em tempo real.

As câmeras externas podem estar em qualquer lugar – no caso de Ryazan, elas foram localizadas junto a esquadrias móveis de detectores de metais usados em shows, festivais e grandes eventos esportivos. As imagens de quem entra, sai ou circula nos locais de eventos são enviadas à viatura e processadas instantaneamente.

Um operador a bordo do carro pode ver o que está se passando nas 11 câmeras por meio de telas, mas o trabalho duro é mesmo da Inteligência Artificial embarcada no software da NtechLab. Ela observa os rostos captados nos vídeos e os compara com uma base de dados faciais de criminosos ou de procurados pela Justiça.

O sistema permite que, alertado pela inteligência artificial, o agente a bordo da viatura identifique um criminoso em eventos de massa e envie um alerta na hora aos policiais de área, incluindo foto da pessoa e resumo do crime cometido.

Além da eficácia em termos de segurança para o público, o sistema ajuda a diminuir filas em pontos de controle de acesso de grandes eventos.

“Uma característica incrível é a interação entre pontos de verificação estacionários e móveis, o que dá aos agentes de segurança controle de todo o perímetro do evento e permite que ainda façam verificações pontuais de suspeitos”, diz Ivan Bakhilov, vice-chefe de polícia departamental do Ministério do Interior russo.

A mobilidade extra que Bakhilov cita decorre de que, além das câmeras, um gadget pode ser usado por agentes de campo para registrar foto de um suspeito ou de alguém que esteja aprontando alguma malandragem no entorno.

A imagem é processada também instantaneamente pelo software, que verifica se o registro bate com a imagem do banco de dados policial.

O sistema ainda não está sendo usado nos jogos da Copa, diz o CEO da NtechLab, Mikhail Ivanov, mas bem que poderia. “É tudo muito novo. O complexo biométrico móvel de Ryazan é o primeiro em funcionamento na Rússia e acaba de ser implantado”, diz Ivanov.

“Mas a biometria facial é uma tecnologia fascinante: o algoritmo, além de analisar enormes fluxos de vídeo de pessoas sem incomodá-las, leva menos de um segundo para localizar um rosto no banco de dados.”

Essa velocidade foi um dos fatores que levou o governo russo a optar pela tecnologia da startup sediada em Moscou e fundada há pouco mais de dois anos.

Segundo Bakhilov, do Ministério do Interior, a tecnologia de reconhecimento facial da NtechLab já em testes prévios se mostrou como “a mais rápida e precisa” para controle de acesso em eventos de massa.

Para ele, depois de novos testes práticos de outras de suas características, o sistema deve ser implantando também em outras regiões do país. Pelo que tudo indica, os olhos digitais do MBC prometem estar em outros grandes jogos, como os da Copa, que sejam realizados na Rússia – ou em outros países.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Foto de menino se despedindo do pai já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …