OMS visita laboratório de Wuhan para investigar origens do coronavírus

Narendra Shrestha / EPA

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem se concentrado em visitar Wuhan em busca da compreensão das origens do coronavírus. Nesta quarta-feira (3), inspetores da organização visitaram o Instituto de Virologia de Wuhan, que autoridades americanas sugeriram que poderia ter sido a fonte do vírus.

O instituto, que realiza pesquisas sobre as doenças mais perigosas do mundo, será uma das paradas mais observadas na investigação da equipe sobre as origens dessa pandemia. No entanto, ainda está incerto o que os especialistas esperam encontrar depois de tanto tempo desde que o coronavírus começou a infectar os seres humanos.

Peter Daszak, um dos integrantes da equipe da OMS nessa missão, chegou a afirmar que a equipe estava “ansiosa por um dia muito produtivo e por fazer todas as perguntas que sabemos que precisam ser feitas” à agência de notícias Agence France-Presse.

Muitos cientistas defendem que a COVID-19 se originou em morcegos e foi transmitida aos seres humanos por meio de outro mamífero, mas por enquanto não há uma resposta concreta para isso. Além disso, no início da pandemia, especulou-se muito que o vírus poderia ter vazado acidentalmente do laboratório de biossegurança em Wuhan, mas não teve nenhuma evidência para essa teoria.

A emissora estatal chinesa CGTN disse que a equipe da OMS “visitará o laboratório nacional de biossegurança e conversará com especialistas do instituto sobre seu trabalho diário, cooperação científica internacional, esforços anti-epidêmicos e contribuição”.

Em 28 de janeiro, pesquisadores da Organização Mundial de Saúde finalizaram o período de quarentena na China para finalmente dar início às investigações de campo para descobrir a origem da doença.

Uma das primeiras visitas aconteceu no último domingo (31), no mercado de frutos do mar Huanan Seafood Market, que está conectado aos primeiros casos de contaminação pelo coronavírus.

O planejamento dessa visita rumo às origens da COVID-19 vem sendo idealizado desde julho do ano passado e irá estudar registros médicos de pacientes em hospitais, testar amostras de doações de sangue e de esgoto.

A equipe, formada por 15 pessoas, havia chegado no país no dia 14 de janeiro, e dois tiveram que ficar para trás por terem testado positivo para a COVID-19. Enquanto isso, a China continua se defendendo em relação a ser o foco do vírus, ao que a OMS acusa a China e outros países de não agirem com rapidez no início dos surtos.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …