Cientistas descobrem que (até) as amebas conseguem fazer cálculos complexos

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma equipe de cientistas da Universidade de Keio, no Japão, descobriu em organismos primitivos unicelulares, como os ameboides, a capacidade de resolver um problema fundamental de otimização combinatória.

O problema, apelidado de “problema do vendedor ambulante”, é um ponto de referência em informática e possui um elevado grau de complexidade computacional.

A questão consiste em encontrar o caminho mais curto entre vários pontos (“cidades”), evitando passar mais do que uma vez pela mesma cidade e, finalmente, voltar ao ponto de partida. Ao que parece, e apesar da dificuldade da tarefas, as amebas resolveram de forma satisfatória problema.

Para realizar o estudo, o professor Masashi Aono e seus colaboradores colocaram uma ameba no centro de um chip, um prato redondo com 64 canais estreitos para cada um dos “pés falsos” que a ameba possui, como relata o portal Phys.org.

O chip, por sua vez, foi colocado em uma placa de ágar, a partir da qual as amebas foram alimentadas através dos seus pés falsos. Foi também por esse motivo que os cientistas optaram por adaptar os chips para os 64 pés da ameba, dando assim a cada um dos pés um canal próprio de comunicação com a comida.

Ou seja, dessa forma, a ameba não era capaz de se mexer, mas conseguia mover suas “pernas” para captar o máximo de alimento (ágar) possível.

Para obrigar as amebas a enfrentar certas restrições, e aproveitando o fato desses micro-organismos não gostarem de luz, os cientistas iluminaram seletivamente alguns canais, enquanto que os demais acessos permaneceram com condições favoráveis à sobrevivência, com uma umidade de cerca de 95% e uma temperatura confortável para as amebas.

Sob essas condições, a ameba aprendeu rapidamente a encontrar um equilíbrio estável, tocando sucessivamente o ágar em diferentes pontos, uma vez com cada uma das suas ‘pernas’ e evitando a luz. Dessa forma, a ameba conseguiu passar pelos 64 pontos no menor tempo possível.

Os cientistas acreditam que os seres unicelulares são capazes também de calcular entre centenas de opções e esperam, futuramente, entender como fazem isso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …