Cientistas descobrem que (até) as amebas conseguem fazer cálculos complexos

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma equipe de cientistas da Universidade de Keio, no Japão, descobriu em organismos primitivos unicelulares, como os ameboides, a capacidade de resolver um problema fundamental de otimização combinatória.

O problema, apelidado de “problema do vendedor ambulante”, é um ponto de referência em informática e possui um elevado grau de complexidade computacional.

A questão consiste em encontrar o caminho mais curto entre vários pontos (“cidades”), evitando passar mais do que uma vez pela mesma cidade e, finalmente, voltar ao ponto de partida. Ao que parece, e apesar da dificuldade da tarefas, as amebas resolveram de forma satisfatória problema.

Para realizar o estudo, o professor Masashi Aono e seus colaboradores colocaram uma ameba no centro de um chip, um prato redondo com 64 canais estreitos para cada um dos “pés falsos” que a ameba possui, como relata o portal Phys.org.

O chip, por sua vez, foi colocado em uma placa de ágar, a partir da qual as amebas foram alimentadas através dos seus pés falsos. Foi também por esse motivo que os cientistas optaram por adaptar os chips para os 64 pés da ameba, dando assim a cada um dos pés um canal próprio de comunicação com a comida.

Ou seja, dessa forma, a ameba não era capaz de se mexer, mas conseguia mover suas “pernas” para captar o máximo de alimento (ágar) possível.

Para obrigar as amebas a enfrentar certas restrições, e aproveitando o fato desses micro-organismos não gostarem de luz, os cientistas iluminaram seletivamente alguns canais, enquanto que os demais acessos permaneceram com condições favoráveis à sobrevivência, com uma umidade de cerca de 95% e uma temperatura confortável para as amebas.

Sob essas condições, a ameba aprendeu rapidamente a encontrar um equilíbrio estável, tocando sucessivamente o ágar em diferentes pontos, uma vez com cada uma das suas ‘pernas’ e evitando a luz. Dessa forma, a ameba conseguiu passar pelos 64 pontos no menor tempo possível.

Os cientistas acreditam que os seres unicelulares são capazes também de calcular entre centenas de opções e esperam, futuramente, entender como fazem isso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …