Você agora pode dar nome a um tubarão e ajudar a protegê-lo por meio de NFT

A nova tecnologia de tokens não fungíveis, a famosa NFT, agora permite que o comprador observe as atividades de um tubarão com exclusividade por tempo limitado – e, dependendo do valor investido, até mesmo que se nomeie um dos animais.

A novidade está sendo oferecida pela ONG Beneath the Waves, que trabalha pela saúde dos oceanos, com foco especial na conservação dos tubarões, e pode ser adquirida em preços que variam entre 1 mil e 10 mil dólares.

As NFTs são um tipo de token criptográfico que representa uma arte ou produto digital único, que passa a poder ser adquirido com exclusividade apesar do formato digital, feito fosse um original de uma obra de arte ou outro objeto exclusivo.

Tal lógica funciona como uma assinatura única, que pode ser aplicada às mais diversas ofertas – como comprova o lançamento das “artes digitais” dos tubarões da ONG.

Cada uma vem com a animação de um cartão colecionável, e atualizações sobre o local e a hora em que a tag foi implantada no animal.

São 68 NFTs ofertadas pela ONG, que oferecem tags de câmera para observar os animais por 48 horas ou até 180 dias, a depender do valor. Há somente um tag por tubarão, e cada token só poderá ser adquirido uma vez: trata-se da primeira NFT lançada em grande estilo para salvar os oceanos, já que os valores levantados serão revertidos para o trabalho da Beneath the Waves.

O pré-lançamento aconteceu em uma grande divulgação em pleno Times Square, em Nova York e, segundo consta, em apenas 1 dia levou à arrecadação de 70 mil dólares. A inovação é uma parceria da ONG com a empresa Blockparty.

Em pouco tempo a tecnologia dos tokens não fungíveis vem se afirmando como uma verdadeira promessa de revolução nas mais diversas frentes: a Phonogram.me, por exemplo, é a primeira plataforma de NFT no Brasil, que pretende nada menos que revolucionar o mercado musical do país. Sua ideia é transformar fonogramas, discos ou outros produtos musicais em NFTs, permitindo assim um novo tipo de relação – até mesmo de contrato – entre artista e seu público.

 

O potencial da tecnologia não é chamado de revolucionário por acaso: em um leilão recente, uma colagem digital vendida como NFT alcançou o valor de 69 milhões de dólares.

O lançamento dos tokens da Beneath the Waves se pretende o primeiro de muitos outros, que possam utilizar a lógica de tal tecnologia para reverter investimentos em prol da natureza e outras causas fundamentais.

Além das tags, a ONG também oferece a “DISCOvery Shark”, que permite que um colecionador viaje ao Caribe com o time da Beneath the Waves para ver a pesquisa com tubarões de perto – essa peça única já foi vendida por 23 mil dólares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …