Você agora pode dar nome a um tubarão e ajudar a protegê-lo por meio de NFT

A nova tecnologia de tokens não fungíveis, a famosa NFT, agora permite que o comprador observe as atividades de um tubarão com exclusividade por tempo limitado – e, dependendo do valor investido, até mesmo que se nomeie um dos animais.

A novidade está sendo oferecida pela ONG Beneath the Waves, que trabalha pela saúde dos oceanos, com foco especial na conservação dos tubarões, e pode ser adquirida em preços que variam entre 1 mil e 10 mil dólares.

As NFTs são um tipo de token criptográfico que representa uma arte ou produto digital único, que passa a poder ser adquirido com exclusividade apesar do formato digital, feito fosse um original de uma obra de arte ou outro objeto exclusivo.

Tal lógica funciona como uma assinatura única, que pode ser aplicada às mais diversas ofertas – como comprova o lançamento das “artes digitais” dos tubarões da ONG.

Cada uma vem com a animação de um cartão colecionável, e atualizações sobre o local e a hora em que a tag foi implantada no animal.

São 68 NFTs ofertadas pela ONG, que oferecem tags de câmera para observar os animais por 48 horas ou até 180 dias, a depender do valor. Há somente um tag por tubarão, e cada token só poderá ser adquirido uma vez: trata-se da primeira NFT lançada em grande estilo para salvar os oceanos, já que os valores levantados serão revertidos para o trabalho da Beneath the Waves.

O pré-lançamento aconteceu em uma grande divulgação em pleno Times Square, em Nova York e, segundo consta, em apenas 1 dia levou à arrecadação de 70 mil dólares. A inovação é uma parceria da ONG com a empresa Blockparty.

Em pouco tempo a tecnologia dos tokens não fungíveis vem se afirmando como uma verdadeira promessa de revolução nas mais diversas frentes: a Phonogram.me, por exemplo, é a primeira plataforma de NFT no Brasil, que pretende nada menos que revolucionar o mercado musical do país. Sua ideia é transformar fonogramas, discos ou outros produtos musicais em NFTs, permitindo assim um novo tipo de relação – até mesmo de contrato – entre artista e seu público.

 

O potencial da tecnologia não é chamado de revolucionário por acaso: em um leilão recente, uma colagem digital vendida como NFT alcançou o valor de 69 milhões de dólares.

O lançamento dos tokens da Beneath the Waves se pretende o primeiro de muitos outros, que possam utilizar a lógica de tal tecnologia para reverter investimentos em prol da natureza e outras causas fundamentais.

Além das tags, a ONG também oferece a “DISCOvery Shark”, que permite que um colecionador viaje ao Caribe com o time da Beneath the Waves para ver a pesquisa com tubarões de perto – essa peça única já foi vendida por 23 mil dólares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …