Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Manchester Museum / The University of Manchester

Os “dois irmãos”, as duas múmias mais antigas e mais conhecidas do Museu de Manchester, no Reino Unido

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia.

Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, arqueologia, egiptologia, curadoria de museu e engenharia elétrica. Durante esse período a equipe trabalhou para, com a ciência, recriar a voz da múmia Nesyamun, que morreu há três mil anos. Até agora o sistema consegue produzir um único som.

De acordo com o artigo publicado pelos pesquisadores na Scientific Reports, as dimensões precisas do trato vocal de um indivíduo produzem um som único, sem que outro seja igual. Isso tem destaque, uma vez que o processo só foi possível porque essa múmia tinha o tecido mole relevante do trato vocal razoavelmente intacto.

O trato vocal da múmia pôde ser reconstruído a partir da tomografia computadorizada, e com o uso de impressora 3D os cientistas puderam recria-lo.

O som obtido foi o de uma vogal, mas para recriar uma fala seria necessário mais trabalho. Para isso, os pesquisadores precisariam levar em consideração características da fala do indivíduo como articulações do trato vocal, fonética e padrões de tempo da sua linguagem.

Cientistas já haviam tentado criar sons aproximados do som de vozes de indivíduos antigos, com uso de softwares de reconhecimentos facial. Essa pesquisa foi a primeira a usar o novo método.

A múmia Nesyamun é uma das mais estudadas na Grã-Bretanha. O egípcio viveu quando a região estava sob o domínio do faraó Ramsés XI e trabalhava como sacerdote e escriba no templo de Karnak. Portanto, a voz era essencial no cumprimento de seus deveres que envolviam tanto fala quanto canto. Hoje, os restos mortais do sacerdote estão em seu sarcófago, que pertence ao Museu da Cidade de Leeds, na Inglaterra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …