Cientistas escaneiam múmia egípcia e encontram algo inesperado

No início do século XX os arqueólogos encontraram no Egito a misteriosa “múmia de falcão”. Entretanto, os cientistas revelaram que dentro da múmia não se encontrava o corpo de uma ave, mas o de um bebê que nasceu morto.

A “múmia de falcão”, encontrada em um túmulo do século III a.C. e que pertence a um museu britânico desde 1925, não parecia ter nada de estranho. Entretanto, depois de escanearem a múmia, uma equipe internacional de cientistas encontrou algo que não se parecia aos restos de um pássaro.

Após um estudo mais profundo, a equipe liderada pelo bioarqueólogo Andrew Nelson, especialista em múmias da Western University, no Canadá, descobriu que dentro da múmia não se encontrava o corpo de uma ave, mas o de um bebê prematuro de entre 23 ou 28 semanas.

Segundo informou um comunicado da equipe de pesquisadores, o bebê nasceu morto. A criança sofria de anencefalia – ausência de um cérebro completamente desenvolvido. De acordo com os pesquisadores, o nascimento e a morte do bebê foi uma tragédia tremenda para sua família.

Além disso, segundo detalhou Andrew Nelson, é provável que seu aspecto extraordinário tenha inspirado os pais a mumificar o corpo e o converter em um talismã. Os especialistas supõem que os egípcios antigos qualificavam os bebês extraordinários como seres mágicos e por isso converteram o corpo em um talismã.

Atualmente os cientistas opinam que os antigos egípcios aprenderam a fazer múmias há cerca de 4.000 anos, criando um líquido para embalsamá-las.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dia do Professor: Bolsonaro afirma que vai "resgatar o respeito em sala de aula"

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, que pretende valorizar a categoria e resgatar o respeito em sala de aula. Lembrando que é formado em educação física, ele …

Tesla terá uma bebida própria (quando começar a ter lucro)

Carros elétricos, baterias, telhas fotovoltaicas e a Tesla não fica por aqui. Assim que começar a ter lucro, a marca vai começar a produzir uma bebida própria. A Tesla de Elon Musk não só produz automóveis elétricos, alimentados …

Fundador da Ethereum prevê uma crise financeira até 2021

Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, não é um entendido em economia global, mas prevê uma crise financeira até 2021. Vitalik Buterin, o prodígio de programação de apenas 24 anos que inventou a plataforma Ethereum aos 19 anos, …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Era do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia. Análises posteriores revelaram serem de uma criança neandertal que teria sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas já há …

Haddad: liberdade religiosa deve ser garantida no país

O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), disse neste domingo (14), em São Paulo, que a liberdade religiosa no país tem que ser garantida e que sua preocupação é manter o Estado brasileiro …

Menina de 10 anos sobrevive a ameba que "come cérebros"

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos. Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma …

Brasil é ouro e prata na Olimpíada Internacional de Economia

Estudantes brasileiros trouxeram duas medalhas de ouro e duas de prata da Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês). Com o desempenho, a equipe conquistou o terceiro lugar no ranking geral. Os vencedores foram …

Trump diz que Putin está “provavelmente” envolvido em assassinatos e envenenamentos

As declarações do presidente dos Estados Unidos foram proferidas durante uma entrevista ao programa “60 minutos”, da CBS News. Donald Trump admitiu neste domingo (14) que o presidente russo Vladimir Putin está “provavelmente” envolvido em …

Samba-enredo da Mangueira fará homenagem a Marielle em 2019

A escola de samba Estação Primeira de Mangueira escolheu, na madrugada deste domingo (14), seu samba enredo para o carnaval de 2019. A letra faz uma homenagem à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro …

“Mundo perdido” com vulcões subaquáticos é descoberto na Tasmânia

Um navio de exploração científica australiano descobriu nas profundezas do Mar da Tasmânia um espaço nunca explorado antes: um incrível “mundo perdido” com vulcões subaquáticos. De acordo com os cientistas, a embarcação identificou planaltos até 3 mil metros acima …