WhatsApp pode ganhar sistema de pagamento e transferência entre usuários

Desde que o Facebook adquiriu o WhatsApp, as piadas em torno da transformação do aplicativo de bate-papo em um clone do Snapchat se tornaram mais do que frequentes — e com razão.

No entanto, isso não quer dizer também que a plataforma não tenha suas próprias estratégias e inovações. E uma delas é fazer com que o serviço também seja usado para realizar pagamentos.

A ideia pode até parecer estranha para quem está acostumado apenas a mandar mensagens ou apagar as besteiras enviadas no grupo da família, mas a proposta é aproveitar da popularidade do serviço para fazer algo que seus competidores ainda não oferecem e alcançar o maior número de pessoas com isso.

Assim, além de realizar pagamentos, os usuários poderão fazer até mesmo transferências entre as conversas.

De acordo com o site espanhol Hipertextual, a novidade será testada inicialmente na Índia por causa do modo como os indianos se relacionam com a tecnologia e o próprio sistema financeiro. Segundo fontes afirmaram à página, a escolha foi feita com base nesse perfil cultural existente no país, onde as pessoas consomem muito conteúdo digital ao mesmo tempo em que o sistema bancário é menos complicado do que no resto do mundo.

Em nota enviada ao site TechCrunch, o WhatsApp também explica que a Índia é um país importante para suas estratégias e, sem confirmar que está trabalhando no recurso, afirma que segue em parceria com as empresas locais que compartilham de suas visões para criar novos conteúdos.

Ainda segundo os mesmos rumores, uma das principais apostas do mensageiro instantâneo nessa nova empreitada seria o UPI, um sistema de pagamento interbancos que é certificada pelo governo indiano. A expectativa é que a novidade seja incorporada aos bate-papos dentro de seis meses.

Por mais que tudo isso soe como algo bem restrito ao país asiático, essa não seria a primeira vez que veríamos um novo recurso do WhatsApp chegando primeiramente a uma região para, somente em seguida, ser lançado para o restante do mundo. O famigerado modo Stories, por exemplo, passou pelo mesmo processo de lançamento setorizado, chegando antes a alguns países europeus.

Aliás, essa não é a primeira vez que ouvimos algo sobre essa possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp. Em fevereiro, o cofundador do serviço, Brian Acton, foi à Índia para se reunir com o ministro de tecnologia do país e comentou que os estudos sobre como incorporar transações financeiras ao aplicativo era algo que ainda estava em fase inicial de conceituação.

Se os recentes rumores forem reais, parece que essas análises avançaram para algo um pouco mais concreto.

Também vale lembrar que o próprio Facebook já incorporou essa função ao Messenger nos Estados Unidos e, como todos respondem ao mesmo chefe, é natural que as coisas comecem a se alinhar.

A diferença é que uma plataforma acaba sendo mais popular que outra em diferentes territórios. No caso da Índia, o WhatsApp segue disparado na frente do mensageiro do Facebook, sendo considerado até mesmo uma ferramenta de facilitação para o e-commerce. Assim, nada mais lógico do que incorporá-lo ao modo com que os indianos fazem negócios.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …