No Zimbábue, os avós são a cura para a depressão

No Zimbábue, a depressão é chamada de “kufungisisa”, que significa “pensar demais”. Na tentativa de combater o reduzido número de psiquiatras e psicólogos na região, foi criado um programa da saúde mental inovador: o Friendship Bench.

O número de casos de depressão no Zimbábue são justificados por eventos traumáticos ocorridos no país, como a Guerra Civil da Rodésia e o Gukurahundi – uma série de massacres de civis durante quatro anos.

Em 2005, durante uma campanha do governo que tinha como objetivo limpar as favelas do país, foram desalojadas mais de 700 mil pessoas. Foi nessa altura que Dixon Chibanda, um dos doze psiquiatras que atuam no Zimbábue, percebeu a dimensão do problema.

Para tentar resolvê-lo, e devido à escassez de profissionais competentes, o especialista criou, em 2006, o programa Friendship Bench, distribuído gratuitamente por 70 comunidades da região, que treinou mais de 400 avós em psicoterapia.

Inicialmente, o psiquiatra não acreditou na eficácia do projeto, mas começou a treinar os avós utilizando a terminologia do Ocidente, com palavras como “depressão” e “suicídio”.

Rapidamente ele percebeu de que não ia funcionar. Para chegar aos doentes, os avós precisavam usar a própria linguagem, para que as comunidades sentissem empatia com os avós.

Assim, o treino foi feito em conjunto: em linguagem xona, desenvolvendo as ideias de fortalecimento de espírito e abertura da mente. “Acho que foi um dos motivos pelo qual foi tão bem sucedida”, contou Dixon Chibanda, citado pela Visão. “Conseguiu reunir essas diferentes peças, usando o conhecimento e a sabedoria das comunidades”.

A relação entre os avós e os doentes

Os avós acompanham quase diariamente vários tipos de pacientes, desde toxicodependentes a seropositivos no limiar da pobreza, passando ainda por idosos em solidão e mulheres grávidas e solteiras.

Depois de seis meses, o grupo que tinha recebido o acompanhamento dos avós mostrava menos sintomas de depressão em relação a um grupo submetido a um tratamento convencional.

Ao contrário do que se pensava, apesar de os avós terem passado pelos mesmos traumas sociais, os especialistas descobriram que têm taxas muitos baixas de transtornos relacionadas com estresse pós-traumático. Além disso, o fato de lidarem com pessoas com problemas de saúde mental não os torna mais frágeis e propensos aos mesmos.

“O que parece acontecer é esse conceito de altruísmo. Os avós sentem que estão tirando proveito de alguma coisa que realmente faz a diferença na vida dos outros”, explicou o médico.

Programa reconhecido e expandido a outros países

Em 2009, o programa já era reconhecido e realizado em várias clínicas, escolas e estabelecimentos policiais e, em 2016, o especialista publicou os resultados de um ensaio clínico com 600 pessoas que testou a eficácia do programa no Journal of American Medical Association.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo têm depressão, que, por sua vez, leva a 800 mil suicídios por ano, a maioria deles em países em desenvolvimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …