1º inverno acima de 0°C em Moscou e 1º inverno sem neve em Helsinki alertam para mudanças climáticas

Victor Nikiforov / WWF Rússia

O inverno russo já foi apelidado de General Inverno. Com temperaturas tão rígidas que ajudaram a derrotar Napoleão e Hitler, a época mais fria dura cerca de quatro meses e registra historicamente em Moscou temperaturas máximas diárias abaixo de 1°C, segundo o Wheater Spark.

Esta temporada, no entanto, a paisagem da capital russa mudou. Em dezembro de 2019, a cidade registrou a temperatura mais alta para o mês nos últimos 133 anos: 5,6°C.

Com pouca neve, algo incomum para a época do ano, a Prefeitura de Moscou despejou neve artificial na avenida Tverskaya, uma das principais da cidade, e na Praça Vermelha para a celebração do ano novo. De acordo com o G1, a neve usada havia sido formada com o gelo de algumas das pistas de patinação da região.

Este também é o primeiro inverno sem neve mensurável já registrado em Helsinki, na Finlândia. Dados do Instituto Meteorológico finlandês citados pelo italiano Meteo Giornale indicam que, pela primeira vez na história, as temperaturas de janeiro na cidade foram consistentemente acima de 0°C.

Isso não quer dizer que não tenha nevado em nenhum momento. De fato, houve neve durante alguns dias, mas com baixíssimo acúmulo, o que nunca havia ocorrido antes, como mostra um gráfico publicado no Twitter pelo pesquisador em metereologia finlandesa Mika Rantanen.

Consequência do aquecimento global

Embora algumas pessoas ainda acreditem que o aquecimento global “não passa de uma trama marxista“, os resultados da emergência climática já são catastróficos. A maior colônia de pinguins do mundo viu sua população ser reduzida em 88%, geleiras e ilhas estão desaparecendo e as ondas estão cada vez maiores.

Não adianta cruzar os braços tomar uma cerveja para esquecer do problema: a gelada também pode desaparecer da face da terra nos próximos anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …

Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada

Um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade. Uma equipe internacional de …