2017 foi ‘de longe’ o ano mais quente da história

NASA GISS Scientific Visualization Studio

Em termos de entender quão rápido a Terra está aquecendo, a chave são os oceanos

Novos dados revelaram que os oceanos atingiram as temperaturas mais altas já registradas, e por uma margem significativa.

Uma nova análise, realizada por uma equipe de pesquisadores chineses, detalhou como o ano passado foi o ano mais quente em relação à temperatura do oceano desde que os registros começaram a ser feitos. A pesquisa foi apresentada em um artigo publicado na sexta-feira (26) na revista científica Advances in Atmospheric Sciences.

“A tendência de aquecimento a longo prazo impulsionada pelas atividades humanas continuou inabalável”, afirmaram os autores do estudo, Lijing Cheng e Jiang Zhu, pesquisadores da Academia Chinesa das Ciências.

“As altas temperaturas do oceano nos últimos anos ocorreram quando os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera também aumentaram, atingindo recordes em 2017“, acrescentaram os autores do relatório, conforme citados pelo The Guardian.

Comentando os dados recém-lançados, o professor de ciências térmicas, John Abraham, junto à Universidade de St. Thomas School of Engineering, de Minnesota, nos Estados Unidos, observou que quase todo o calor do globo está armazenado nos oceanos.

“Em termos de entender quão rápido a Terra está aquecendo, a chave são os oceanos”, disse Abraham. O aumento acentuado das temperaturas globais revelou que 2017 foi o mais quente para os oceanos da Terra “de longe”, de acordo com o professor.

Apesar das pequenas flutuações de temperatura serem consideradas dentro das normas estatísticas, especialmente quando os ciclos meteorológicos naturais, como o El Niño, do Oceano Pacífico, afetam os padrões climáticos globais, Abraham afirmou que “a tendência de longo prazo que se prolonga por muitas décadas provoca o aquecimento global“.

“A digital humana de gases de efeito estufa continua a impactar o sistema terrestre”, observaram os pesquisadores do estudo, ressaltando que as consequências a longo prazo incluem não apenas o aumento do nível do mar, mas também a diminuição do oxigênio do oceano, o branqueamento dos recifes de corais e o derretimento do gelo marinho e prateleiras de gelo”.

“As conseqüências deste aquecimento ano após ano, após ano têm impactos reais sobre os seres humanos”, observou Abraham.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …