A “seleção dos filhos sem pai”: sete dos 11 titulares do Brasil na Copa foram criados apenas pelas mães

“Alô, mãe?” Quando Gabriel Jesus marca um gol, ele não cai de joelhos no gramado e levanta os braços para o céu, como faz a maioria dos jogadores. O atacante da Seleção Brasileira coloca a mão na orelha e faz de conta que está fazendo uma ligação.

Essa é a forma que o atleta encontrou para homenagear a mulher que o criou sozinha, destaca a revista M, do jornal Le Monde, esta semana. A situação de Gabriel Jesus não é a única: o semanário francês lembra que 7 dos 11 titulares da equipe brasileira foram criados sem a ajuda dos pais biológicos.

Onde estão os pais dos jogadores da Seleção?”, pergunta a correspondente no Brasil do Le Monde , Claire Gatinois. A repórter ressalta que, com exceção do pai de Neymar, que também gerencia a carreira do filho, boa parte dos atletas do Brasil foram criados apenas pelas mães.

O diário presta homenagem às heroínas graças a quem os craques brilham em uma das equipes de futebol mais importantes do mundo, publicando o nome delas: Vera Lúcia de Jesus, mãe de Gabriel Jesus, Rosângela Fredda, mãe de Taison, Magda Casemiro, mãe de Casemiro, Delane Alves, mãe de Marcelo Vieira da Silva, Maria Miranda, mãe de Miranda, Erica Nascimento, mãe de Paulinho e Maria de Lourdes Ramos, mãe de Cássio Ramos.

A matéria também sublinha a forte relação dos craques com suas progenitoras. A repórter explica, por exemplo, que as simulações de telefonemas de Gabriel Jesus em campo acontecem em memória à adolescência do jogador, quando passava dias longe de casa devido aos treinamento intensivos, e aliviava a saudade ligando para Vera Lúcia.

Mais reservado, o meia Casemiro, não faz demonstrações públicas de amor à mãe nos gramados. Mas todas as suas alegrias e decepções são sempre compartilhadas com Magda, “uma ex-faxineira que preparava de madrugada as refeições que o jogador, quando pequeno, e seus irmãos comiam sozinhos, ao voltarem da escola“.

A ausência dos pais na vida dos atletas da Seleção Brasileira é um fato que vem chamando a atenção da mídia, afirma a revista do Le Monde. A jornalista lembra que o assunto também foi matéria da versão brasileira do espanhol El País.

No dia 21 de junho, El País publicou que “mães como a de Gabriel Jesus tiveram de se desdobrar sozinhas para criar os filhos atletas”, “uma realidade comum no país do futebol”, publica o diário.

El País ressalta que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Em 12 milhões de famílias brasileiras, as mães não têm cônjuges para dividir a criação dos filhos.

Ciberia // RFI / Le Monde / El País

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …