A “seleção dos filhos sem pai”: sete dos 11 titulares do Brasil na Copa foram criados apenas pelas mães

“Alô, mãe?” Quando Gabriel Jesus marca um gol, ele não cai de joelhos no gramado e levanta os braços para o céu, como faz a maioria dos jogadores. O atacante da Seleção Brasileira coloca a mão na orelha e faz de conta que está fazendo uma ligação.

Essa é a forma que o atleta encontrou para homenagear a mulher que o criou sozinha, destaca a revista M, do jornal Le Monde, esta semana. A situação de Gabriel Jesus não é a única: o semanário francês lembra que 7 dos 11 titulares da equipe brasileira foram criados sem a ajuda dos pais biológicos.

Onde estão os pais dos jogadores da Seleção?”, pergunta a correspondente no Brasil do Le Monde , Claire Gatinois. A repórter ressalta que, com exceção do pai de Neymar, que também gerencia a carreira do filho, boa parte dos atletas do Brasil foram criados apenas pelas mães.

O diário presta homenagem às heroínas graças a quem os craques brilham em uma das equipes de futebol mais importantes do mundo, publicando o nome delas: Vera Lúcia de Jesus, mãe de Gabriel Jesus, Rosângela Fredda, mãe de Taison, Magda Casemiro, mãe de Casemiro, Delane Alves, mãe de Marcelo Vieira da Silva, Maria Miranda, mãe de Miranda, Erica Nascimento, mãe de Paulinho e Maria de Lourdes Ramos, mãe de Cássio Ramos.

A matéria também sublinha a forte relação dos craques com suas progenitoras. A repórter explica, por exemplo, que as simulações de telefonemas de Gabriel Jesus em campo acontecem em memória à adolescência do jogador, quando passava dias longe de casa devido aos treinamento intensivos, e aliviava a saudade ligando para Vera Lúcia.

Mais reservado, o meia Casemiro, não faz demonstrações públicas de amor à mãe nos gramados. Mas todas as suas alegrias e decepções são sempre compartilhadas com Magda, “uma ex-faxineira que preparava de madrugada as refeições que o jogador, quando pequeno, e seus irmãos comiam sozinhos, ao voltarem da escola“.

A ausência dos pais na vida dos atletas da Seleção Brasileira é um fato que vem chamando a atenção da mídia, afirma a revista do Le Monde. A jornalista lembra que o assunto também foi matéria da versão brasileira do espanhol El País.

No dia 21 de junho, El País publicou que “mães como a de Gabriel Jesus tiveram de se desdobrar sozinhas para criar os filhos atletas”, “uma realidade comum no país do futebol”, publica o diário.

El País ressalta que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Em 12 milhões de famílias brasileiras, as mães não têm cônjuges para dividir a criação dos filhos.

Ciberia // RFI / Le Monde / El País

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …