Astrônomo brasileiro encontra 3 novos aglomerados globulares na Via Láctea

(dr) Camargo & D. Minniti

O aglomerado globular Camargo 1107

Dois astrônomos encontraram três aglomerados globulares no bojo da Via Láctea, uma estrutura central de 10.000 anos-luz de comprimento, que provavelmente surgiu graças a antigas estrelas, gás e poeira.

Os aglomerados globulares são grupos que podem ser compostos por milhões de estrelas, gravitacionalmente vinculados dentro de uma única estrutura a aproximadamente 100 ou 200 anos-luz de comprimento.

Estes aglomerados estão entre os objetos mais antigos que conhecemos no Universo, além disso, são relíquias das primeiras épocas da formação da galáxia.

“Como as relíquias da formação estelar no Universo, os aglomerados globulares podem fornecer indícios importantes sobre a história da Via Láctea”, afirmou o Dr. Denilso Camargo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Dr. Dante Minniti da Universidade de Andres Bello, no Chile.

Os astrônomos explicaram que o atual bojo avistado é classificado como bojo clássico ou pseudo-bojo.

Os bojos clássicos surgem a partir de violentas colisões e fusões entre galáxias ou diminuição do gigante tufo de gás e hospeda a mais antiga propulsão estelar com uma estrutura esférica.

Já os pseudo-bojos podem surgir em períodos mais longos por meio de processos internos como as instabilidades do disco e evolução secular, segundo o portal SCI News.

Esses aglomerados podem permitir a reconstituição dos processos físicos presenciados pela Via Láctea a partir da sua origem até os dias atuais.

Os novos aglomerados globulares receberam os nomes de Camargo 1107, 1108 e 1109 e estão localizados a uma distância aproximada de 10.800 a 14.000 anos-luz do Sol.

De acordo com os astrônomos, os aglomerados são antigos e extremamente pobres em “metal” (elemento mais pesado do que o hélio), com uma idade de aproximadamente 12 ou 13,5 bilhões de anos.

O Camargo 1107, 1108 e 1109 pode ser o resto de uma classe primordial de aglomerados globulares que foram destruídos principalmente devido aos processos dinâmicos e são as superfícies da área das antigas estrelas que habitam o bojo da Via Láctea e o halo central, afirma os astrônomos, ressaltando que supostamente há uma fração significante de aglomerados globulares que foram formados após o Big Bang, no processo de reionização.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …