“Dear White People”, nova série da Netflix, ganha teaser e gera polêmica por “racismo contra brancos”

Nesta quarta, 8, a Netflix divulgou o primeiro teaser de sua nova série, Dear White People, a qual é baseada no premiado filme Cara Gente Branca, de Justin Simien, de 2014.

Simien retorna para dirigir e roteirizar o seriado, além de Barry Jenkins, de Moonlight (2016), que dirigirá alguns episódios da primeira temporada.

O enredo acompanha Samantha White (Logan Browning), Coco Conners (Antoinette Robinson), Joelle Brooks (Ashley Blaine Featherson) e Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), quatro estudantes negros que têm que lidar com o racismo em uma universidade frequentada majoritariamente por estudantes brancos.

Bell interpretou o mesmo personagem na versão cinematográfica. Dennis Haysbert é o narrador da história.

No vídeo, Samantha fala diretamente aos brancos, em um programa da rádio universitária, sobre fantasias para o dia das bruxas. Ela diz que pirata, enfermeira ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos são disfarces aceitáveis.

Contudo, fantasiar-se dela é inaceitável. Então fotos de brancos fantasiados de negros são mostradas para demonstrar o desrespeitoso blackface.

O trailer critica tal prática, que teve sua origem em peças teatrais e shows de menestréis do século XIX. Atores de origem europeia pintavam suas faces com carvão de cortiça para representar personagens negros, reforçando estereótipos racistas e impedindo que atores afro-americanos fizessem parte dos espetáculos.

Com apenas 34 segundos, o teaser gerou revolta entre os brancos dos EUA. Vários assinantes disseram que cancelariam a assinatura do canal de streaming com o argumento de estarem incomodados pelo racismo contra brancos.

Em entrevista ao Indie Wire, Simien discorreu sobre a reação negativa do público.

A equalidade parece opressão para os privilegiados e, consequentemente, três palavras positivas ditas os fazem entrar em uma briga colossal por sua própria existência. É assim que um anúncio de menos de um minuto se transforma em uma distorcida convocação para o genocídio branco na mente de algumas pessoas. Apesar de todos os sinais dizerem o contrário“, afirmou.

Como diz o ditado, “publicidade ruim é melhor do que nenhuma publicidade“, logo, Dear White People será beneficiada pelo buzz. Ademais, assisti-la é uma boa oportunidade para entender o racismo. A série estreia no dia 28 de abril.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …