Praia irlandesa desaparecida há 30 anos reapareceu misteriosamente

Uma praia que havia desaparecido há mais de 30 anos ressurgiu recentemente de maneira quase milagrosa.

A praia de Dooagh, na ilha Achill, oeste da Irlanda, sumiu do mapa em 1984, após grandes tempestades que atingiram a região. Sobraram apenas formações rochosas.

Em abril deste ano, contudo, centenas de milhares de toneladas de areia foram misteriosamente arrastadas de volta à costa durante uma maré de proporções impressionantes que fez a praia renascer em seus momentos de glória.

Milhares de turistas visitam a área todo ano, e agora, com a “nova” praia de 300 metros na ilha, ganharam mais uma atração.

Emmet Callaghan, responsável da central de turismo da ilha Achill, disse à BBC que a população local está empolgada com a novidade. “Tivemos um engarrafamento recente aqui na vila, com carros, vans e pessoas chegando de todos os lugares da Irlanda e do Reino Unido para verem nossa nova praia”, afirmou.

“As pessoas aqui sempre falavam dos dias que haviam curtido naquela praia, de como era legal frequentá-la quando eram crianças, então é muito bom poder ter esse lugar de volta e visitá-lo novamente – agora com com os filhos“, pontuou.

“Nós já temos cinco praias com o certificado da bandeira azul, indicador de qualidade ambiental de nossas praias, e se conseguirmos manter essa espero que seja a sexta.”

(dv) Achill Island Tourist Office

 O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O antes e depois da praia de Dooagh: à esquerda, como ela ficou após as tempestades de 1984; à direita, a nova praia que surgiu no local.

O pesquisador Ivan Haigh, da Universidade de Southampton, no sul do Reino Unido, apontou duas hipóteses que poderiam explicar o misterioso ressurgimento da praia. “Pode ser que uma mudança na fonte de sedimentos, para acima ou abaixo da costa, tenha trazido uma nova carga de sedimentos para a praia”, explicou.

Haigh também citou possíveis alterações nas características das ondas na região. “Pode ser também uma mudança nas condições ambientais. Talvez uma alteração na distribuição de ondas ou uma série de marés que tenham oferecido condições ideais para essa praia retornar.”

A central de turismo local e os turistas esperam agora que a “nova velha praia” tenha chegado para ficar – pelo menos até o próximo verão.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …