Uma turista da Nova Zelândia, 57 anos, assistia à decolagem de um avião quando foi atirada ao chão com o impacto do motor, na ilha de Sint Marteen, no Caribe.
O incidente aconteceu no Aeroporto Internacional Princesa Juliana, onde todos os dias os aviões passam por cima das cabeças dos banhistas, que costumam ir a pé até a cerca do aeroporto para verem as máquinas levantarem voo.
O Boeing 737-800 levantou voo em direção a Trinidad e a Tobago. Segundo a polícia, a mulher assistia à decolagem do avião, agarrada à cerca, quando no momento da decolagem foi derrubada com a força da explosão do motor.
A turista australiana foi transportada para o hospital com ferimentos graves, onde acabou morrendo, segundo a BBC.
O incidente parece ser semelhante ao que aconteceu em 2012, quando uma mulher ficou ferida sem gravidade depois de bater com a cabeça ao ser empurrada pela força da decolagem de um avião.
O aeroporto de Sint Marteen é único no mundo por “permitir” que as pessoas sintam de perto os ventos da decolagem dos aviões, enquanto o avião sobrevoa as cabeças dos visitantes a uma altitude de 30 metros.
Apesar dos vários avisos afixados na zona alertando para o perigo de os banhistas permanecerem junto à cerca do aeroporto, por causa do impacto das decolagens e pousos dos aviões, a curiosidade dos turistas é mais forte, como fazem crer as dezenas de vídeos publicados na internet.
Todos os dias, centenas de turistas vão até Maho Beach para ver os aviões passar por cima de suas cabeças – essa é, aliás, uma das maiores atrações do local. É considerada um dos pousos mais difíceis do mundo, devido à proximidade da terra – e da cabeça dos turistas – a que os aviões têm de fazer o pouso.
No momento das decolagens, os banhistas são mesmo “lançados ao mar”, por vezes com força considerável, especialmente pelos aviões de grande porte, e arriscam a própria vida – a troco de alguns instantes de pura diversão.
// ZAP