O Acre existe SIM – e está dando um banho de sustentabilidade nos demais estados do Brasil. A unidade federativa acaba de ganhar o primeiro supermercado brasileiro em que é possível comprar comida com lixo reciclável.
Isso porque o estabelecimento, batizado de TrocTroc, oferece aos clientes a possibilidade de trocar PETs, latas de alumínio e lacres de garrafas plásticas por qualquer produto vendido no mercado.
Cada quilo de material reciclável vale R$ 0,50 em compras. Caso o cliente traga os resíduos já limpos e amassados, facilitando sua reciclagem, o valor do bônus tem acréscimo de 20%.
Nas prateleiras, artigos como frutas, grãos, legumes e verduras – tudo produzido localmente, a fim de valorizar os produtores rurais da região.
Aliás, não são só eles que estão sendo empoderados com a iniciativa. O TrocTroc foi idealizado por Marcelo Valadão, presidente da House of Indians Foundation – uma entidade internacional que luta pelo respeito e preservação da cultura indígena.
Não por acaso, Valadão deixou o supermercado aos cuidados de membros da tribo Ashaninka, a fim de fomentar a economia local e valorizar seus costumes de troca.
Já pensou quantas pessoas Brasil afora que, atualmente, estão em situação de vulnerabilidade – como moradores em situação de rua – poderiam ser ajudadas, caso a moda do supermercado TrocTroc pegasse?
// EcoD
Gostaria de ter mais informaçoes, sobre este novo modelo de mercado troc troc. E como eu possa esta unindo a sustentabilidade com um bom retorno finaceiro. Para quem eu vendo repasso esses produtos reciclaveis quem seria os meus parceiro de que forma eu venderia.? Qual seria a margem de lucro.