Uma gafe em uma entrevista do DJ inglês Goldie ajudou recentemente a reforçar as intensas suspeitas de que o lendário grafiteiro Banksy seria, na verdade, o músico Robert Del Naja, da banda Massive Attack.
Ao comentar sobre a comercialização da cena do grafite, Goldie deixou escapulir um nome para falar do seu “amigo”: “Coloque em uma camiseta, escreva ‘Banksy’ e estamos feitos. Podemos vender. Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo”, afirmou Goldie.
No instante em que disse o nome ‘Robert’ – em uma entrevista para um podcast – , Goldie interrompeu sua fala por um instante, percebendo e se arrependendo do próprio erro.
Desde o final dos anos 1990, quando o trabalho de Banksy começou a ganhar destaque nas ruas do Reino Unido, que a identidade do grafiteiro, hoje um dos maiores nomes da arte mundial, com suas mensagens contra o capitalismo, guerras e o establishment de modo geral, permanece – ou permanecia – um mistério.
Um jornalista, no final do ano passado – depois de 5 meses de investigação – já havia dito que Banksy seria na realidade um grupo de pessoas liderado por Robert Del Naja – conhecido como 3D, que já era grafiteiro antes de formar o Massive Attack.
O jornalista revelou as diversas vezes em que grafites de Banksy apareceram em cidades em que a banda se apresentou, poucos dias depois dos shows. Além disso, Banksy escreveu o prefácio de um livro sobre a banda. Del Naja negou a história, afirmando ser apenas amigo do grafiteiro.
O início do sucesso de Banksy coincide com o início do sucesso do próprio Massive Attack, no final dos anos 1990, e a gafe do DJ Goldie coloca agora ainda mais combustível na teoria de que Del Naja e o mais famoso grafiteiro do mundo seriam a mesma pessoa.
É improvável, de toda forma, que alguém um dia confirme e oficialize a verdadeira identidade de Banksy, mas uma coisa é certa: talvez seja hora dele, seja ele quem for, rever sua amizade com Goldie.
// Hypeness