Menina de 10 anos publica livro sobre a vida do irmão autista

(dr)

-

Neste fim de semana, o livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar” foi lançado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A autora, que tem 10 anos e é chamada por todos de Lalá, mora na capital mineira e se inspirou nas experiências de seu irmão Bê, de 7 anos.

“Nós simplesmente amamos os abraços, os carinhos, os sorrisos, cada presença que lá esteve. Foi uma porção de felicidade e de gratidão pra nossas vidas!”, escreveu em sua página no Facebook Adriano Machado, o pai de Lalá e de Bê.

A família conseguiu publicar o livro depois de uma vaquinha eletrônica. A meta era arrecadar R$ 18 mil, mas felizmente foram arrecadados quase R$ 27 mil.

Conhecendo cada dia mais seu irmão autista de 7 anos e observando as semelhanças e diferenças, Lalá supera limitações e aprende o significado das palavras tolerância, respeito e cuidado com seu semelhante. Ela conta no livro – de forma leve e envolvente – a rotina do Bê.

“Com muito amor e carinho e com a ajuda dos pais, ela nos mostra como foi percebendo os sinais do irmão e aprendendo a conviver com o jeito diferente dele de se comunicar, brincar e expressar sentimentos”, disse Adriano Machado ao Só Notícia Boa.

(dr)

Lalá e Bê

Lalá e Bê

Em um trecho do livro, Lalá lembra do dia em que a família passeava na praia e o pai falou para ela: “Sabia que podemos levar coisas boas para as pessoas, igual à onda do mar”? Aí fiquei pensando em uma onda azul, azul da cor do mar. Quando uma pessoa faz um bem e passa este bem para frente, é como uma onda, só que neste caso, em vez de levar conchinhas, Lalá, a onda leva coisas boas”.

Ela lembra que a mãe complementou: “Uma das coisas bonitas da vida é cada um ser de um jeito, e com jeitos diferentes aprendemos a ser melhor a cada dia”.

“Todos os dias o Bê me faz aprender coisas novas, então todo dia sou de um jeito diferente. Aprendo também que ele não tem que saber o que fazer o tempo todo, mas que ele pode sempre aprender muitas coisas boas comigo”, recorda a menina.

Lalá conta no livro que deseja ser médica e terapeuta para cuidar do irmão e levar coisas boas para quem precisar.

O autismo

O livro narra, através de relatos de vida, como os sintomas do autismo podem ser observados para o diagnóstico precoce do problema. Muitos sinais “passam batidos” aos pais, o que leva estas crianças a chegarem tardiamente aos recursos terapêuticos.

E a acessibilidade para a comunicação? “Hoje em dia temos muitos recursos para interagir com quem não tem a expressão oral, mas isso é ainda muito desconhecido das pessoas”, lembra. O livro traz orientações de especialistas de diferentes áreas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …