Na Índia, há uma patrulha de mulheres policiais só para combater crimes sexuais

Christopher Herwig / UN

Treinaram artes marciais e estudaram legislação durante meses. Agora, as patrulhas femininas já saíram às ruas e vigiam pontos de ônibus, escolas e parques, locais onde as mulheres são “alvos fáceis” de ataques sexuais.

Kamal Shekhawat é a chefe da recém-criada unidade de mulheres policiais e que já patrulha as ruas de Jaipur, cidade do estado do Rajastão. À agência France Presse, Kamal disse que a mensagem que querem passar “é a de que temos tolerância zero para os crimes contra mulheres”.

De cantadas e piadas ofensivas a perseguições e violações, as mulheres indianas continuam sendo alvos de frequentes crimes sexuais, dentro de uma sociedade patriarcal onde facilmente casos não são reportados pelo medo como seriam tratadas e pela discriminação que podem sofrer.

Após terem treinado artes marciais e estudado a legislação nos últimos meses, as patrulhas de mulheres policiais criadas em maio já vigiam zonas onde as mulheres se encontram em situações de maior vulnerabilidade, como pontos de ônibus, escolas e parques.

Saroj Chodhuary, policial, esclareceu um grupo de mulheres sobre um dos modos de atuação da brigada: “As mulheres podem apenas ligar ou mesmo mandar uma mensagem pelo WhatsApp e nós viremos para cá. A identidade delas nunca será revelada, de modo que podem se sentir à vontade para apresentar a queixa”.

Radha Jhabua, uma mãe de 24 anos, disse que queria apresentar queixa de um vizinho que a persegue, mas o marido a desincentivou com receio de que poderia gerar má reputação ao nome da família. “Ele me disse para não fazer nada e esperar até que o homem parasse com aquilo. Estou contente por podermos apenas mandar uma mensagem de WhatsApp a estas ‘irmãs’ e elas tomam conta do resto”, comentou.

“Só a existência destas patrulhas já nos dá confiança“, disse por sua vez Seema Sahu, uma mulher de 38 anos, referindo que normalmente evitava sair à noite com suas duas filhas.

As forças policiais indianas são formadas sobretudo por homens – as mulheres são apenas 7% – e os defensores dos direitos das mulheres têm realçado que as vítimas são frequentemente julgadas pela sua aparência, alvo de perguntas condenatórias ou mesmo acusadas de terem provocado o crime quando tentam apresentar queixa às autoridades.

“As mulheres policiais são mais empáticas e as vítimas também se sentem mais confiantes e capazes de comunicar de uma forma aberta com elas”, considera a responsável pela unidade de Jaipur.

Na Índia, são reportadas cerca de 40 mil violações por ano, mas os números reais devem ser muito superiores. A situação se tornou alvo de criticismo e pressão internacional após a divulgação do caso de uma estudante de medicina de Nova Deli, que morreu após ter sido alvo de uma violação em grupo em dezembro de 2012.

A polícia indiana foi entretanto pressionada para recrutar mais mulheres, de modo a que cheguem a representar um terço do seu efetivo, mas o objetivo continua longe de ser concretizado.

A unidade de mulheres policiais é apenas a segunda criada no Rajastão, após a primeira ter iniciado funções na cidade de Udaipur, em outubro do ano passado.

A pressão para o combate aos crimes sexuais em Uttar Pradesh, no estado de Nova Deli, acabou dando lugar a um peculiar entendimento da polícia que criou “patrulhas anti-Romeo”, acusadas de aproveitarem para defender a moral conservadora hindu importunando casais solteiros e inter-religiosos.

Shekhawat assegura que as patrulhas de Jaipur não terão esse tipo de atuação. “Está tendo um efeito preventivo. Está restaurando a fé do público no papel da polícia para a manutenção da lei e da ordem”, afirma.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …