Elizabeth II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Charles

UK Ministry of Defence / Flickr

A rainha Elizabeth II não tem nenhuma intenção de ceder seu lugar ao primogênito Charles, o herdeiro ao trono, segundo divulgou neste domingo o jornal “The Sunday Times”, citando fontes do entorno da monarca.

Fontes “muito próximas à soberana”, cujas identidades o The Sunday Times não revelou, dizem que a rainha Elizabeth II defende o princípio de que “primeiro vem a obrigação, primeiro vem o país” e que ela “vai irá servir”, além de assegurar que Elizabeth II “está mais comprometida do que nunca” com o cargo.

Estas fontes desmentem assim os recentes rumores sobre a monarca britânica, que diziam que a mesma planejava invocar a chamada Lei de Regência, que estipula que a monarca poderia ceder seus poderes ao herdeiro à coroa caso sofra de incapacidade ou doença, em um futuro próximo.

Mas isso é algo que, segundo três fontes diferentes, não consta nem nos planos do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, nem nos da Clarence House, residência do príncipe de Gales,

Desde o palácio, as fontes citadas lembram o compromisso feito pela Rainha no seu 21° aniversário, quando disse: “Declaro que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, estarei dedicada a vosso serviço”.

O Sunday Times indicou que na semana passada houve rumores de que a Rainha teria comentado com seu círculo mais íntimo que poderia deixar o trono se continuar reinando em um prazo de quatro anos, quando tiver 95.

“A Rainha sempre teve a certeza de que nunca estará doente a ponto de ser incapaz de realizar suas tarefas”, apontou uma dessas fontes. “Enquanto estiver sã, sem levar em conta sua idade, não vejo uma mudança”, acrescentou a fonte.

No entanto, Elizabeth II já não realiza viagens oficiais de longa distância ao exterior, algo que fazem em seu nome o príncipe Charles e sua esposa, a duquesa da Cornualha.

A monarca também compartilha outras tarefas reais, como assistir a atos de posse, com o seu primogênito, a princesa Ana e o duque de Cambridge, que precisamente abandonou seu trabalho como piloto de ambulâncias aéreas a fim de assumir mais compromissos reais.

Por sua vez, no dia 2, o marido de Elizabeth II, o príncipe Phillip, se retirou oficialmente aos 96 anos da vida pública, ao participar de seu último compromisso oficial como membro da família real, passando revista a tropas da Real Marinha britânica.

Por causa do 20° aniversário da morte da princesa Diana em Paris, uma recente pesquisa elaborada pela firma ICM revelou que 51% dos britânicos querem que o próximo rei seja o príncipe William.

Essa pesquisa indicou, além disso, que 36% consideraram que, caso que Charles substitua a mãe à frente da Coroa, Camilla, sua esposa, deveria ser princesa consorte, ao invés de rainha.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …