‘Frida Sofía’ faz México reviver drama ‘inventado’ de menino soterrado no terremoto de 1985

United States Geological Survey / Wikimedia

Hospital Geral da Cidade do México destruído pelo sismo de 1985

Autoridades mexicanas descartaram, nesta quinta-feira, a existência de uma menina chamada Frida Sofía, que estaria soterrada nos escombros da escola Enrique Rébsamen, que desabou na Cidade do México.

Jornais locais divulgaram informações de que a menina teria mexido a mão ou pedido água debaixo dos escombros. Mas Frida Sofía nunca existiu.

O falso drama fez o México reviver a história da busca por “Monchito”, um sobrevivente do arrasador terremoto de 1985 que também nunca existiu.

Nesta quinta-feira, a Marinha mexicana pediu desculpas por ter divulgado que haveria uma aluna de 12 anos sob os escombros e que ela teria sobrevivido ao se proteger debaixo de uma mesa de granito no momento em que a terra tremeu.

“A informação foi difundida pela Marinha com base nos informes técnicos e testemunhos de socorristas civis e desta instituição”, disse o subsecretário da Marinha, Ángel Enrique Sarmiento Beltrán, num comunicado à imprensa na noite de quinta-feira.

“Depois de nova informação obtida no local e, de ser finalizado o censo dos alunos por parte da Secretaria de Educação, chegamos a conclusão de que, em caso de haver um sobrevivente, não seria necessariamente um menor de idade. Ofereço aos mexicanos minhas desculpas.”

Beltrán afirmou, contudo, que os esforços de resgate continuam enquanto houver a possibilidade de que haja sobreviventes sob os escombros, e que morreram 19 crianças que estudavam na Enrique Rébsamen. Outros alunos estão com suas famílias ou se recuperam de ferimentos em hospitais.

“Nosso objetivo não foi gerar falsas expectativas. Estamos compartilhando todas as informações recebidas dos socorristas e das análises técnicas”, disse um porta-voz da Marinha, o almirante José Luis Vergara, salientando que a instituição tem tentado ser transparente e repassar informações em tempo real.

A escola desabou na terça-feira após o terremoto de magnitude 7,1 atingir a região central do México e deixar mais de 280 mortos. Muitos meios de comunicação mexicanos e internacionais, como a BBC, reportaram que haveria uma criança soterrada com o nome Frida Sofía.

As informações foram divulgadas por fontes oficiais, como a Marinha do México. As autoridades também chegaram a dizer, por exemplo, que a menina estaria em um ponto de difícil acesso dos escombros e que as equipes de resgate não conseguiam encontrar uma forma de chegar até ela sem risco de um novo desabamento.

Foi dito até mesmo que, com ajuda de uma mangueira, os bombeiros conseguiram levar água até a menina. Mas havia um certo mistério neste drama. Não surgiram parentes da menina e o ministro da Educação, Aurelio Nuño, disse que pode ter havido um “erro” na identificação da menina.

Houve críticas ao que já está sendo chamado de “reality show” da cobertura da história de “Frida Sofía”. A Televisa, a maior rede de televisão mexicana, publicou um desmentido nesta quinta-feira.

O falso drama de ‘Monchito’

A história lembra outro falso drama vivido pelo México, há 32 anos.

Na ocasião, o jornal El Universal contou até detalhes da vida de Luis Ramón “Monchito”, que supostamente teria sido soterrado junto com o avô na manhã de 19 de setembro de 1985, quando um terremoto de magnitude 8,1 abalou o país deixando milhares de mortos e feridos.

A história de que equipes de resgate buscavam pelo garoto de 9 anos nos escombros do apartamento correu o país e o mundo. Depois de vários dias de busca, as equipes de resgate, entre eles a Marinha do México, determinaram que não havia sobreviventes no local.

Mas um socorrista argentino afirmou ter ouvido barulhos de alguém com vida debaixo dos escombros, o que trouxe nova esperança para as equipes.

O então presidente do país, Miguel de la Madrid, ordenou que a busca por Monchito fosse mantida a qualquer custo. Mas todos os esforços foram em vão e, três semanas depois, as buscas foram interrompidas.

E aos poucos veio à tona a verdade: “Monchito” não existia.

Não se sabe ao certo quem criou o falso drama. El Universal diz que a história pode ter sido inventada por pessoas que tentavam recuperar um cofre com dinheiro que estaria na propriedade do avô da criança ou que queriam roubar objetos de valor dos escombros do prédio que caiu com o terremoto.

Outros jornais apontam para outras hipóteses, como um caso de histeria coletiva, uma invenção de um familiar do suposto avô, ou mesmo uma história inventada por jornalistas.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …