Um turista britânico corre o risco de ser condenado a uma pena de prisão de três anos, em Dubai, por ter tocado acidentalmente na cintura de outro homem.
Segundo o The Guardian, Jamie Harron, um eletricista de 27 anos, natural de Stirling, na Escócia, mas que trabalhava no Afeganistão, decidiu fazer uma viagem de dois dias, em julho deste ano, para conhecer Dubai quando o incidente aconteceu.
O britânico estava no Rock Bottom Bar quando, acidentalmente, tocou na cintura de outro homem. Harron diz que a ação teve o objetivo de “evitar que a bebida que tinha na mão caísse”, uma vez que o local estava cheio de pessoas.
A “vítima” chamou a polícia ao local e apresentou uma queixa. Agora, as autoridades acusam o eletricista de comportamento indecente e de consumo de álcool, podendo pegar uma pena de três anos de prisão.
Harron foi detido e esteve preso por cinco dias na cadeia al-Barsha. O jovem recuperou a liberdade depois de pagar fiança, mas ficou com o passaporte confiscado e as autoridades o proíbem de sair de Dubai até que o caso seja encerrado.
Três meses depois, o turista diz que, graças ao episódio, perdeu o emprego e já gastou mais de 30 mil libras (cerca de R$ 125 mil) em despesas legais.
O britânico faltou às últimas audiências por terem sido reagendadas sem que fosse notificado. Segundo a organização não-governamental Detained in Dubai, que acompanha o caso, espera-se que haja uma nova audiência nas próximas duas semanas.
“Harron está preocupado. Já está aqui há três meses. Parece que o processo nunca mais acaba e começa a ficar frustrado com isso”, afirma Radha Stirling, fundadora da ONG.
Ciberia // ZAP