Cientistas proclamam um novo Estado-nação no Espaço

(dr) Asgardia

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo estado-nação

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte de Asgardia, o novo Estado-nação

Um grupo de cientistas lançou o que eles dizem ser um novo Estado-nação pacifista no Espaço, chamado Asgardia.

De acordo com o website do Estado-nação, Asgardia “se tornará um lugar em órbita que é verdadeiramente uma terra de ninguém”.

O grupo pretende lançar seu primeiro satélite no final do próximo ano. Também espera um dia ser reconhecido pela ONU.

Porém, alguns especialistas têm dúvidas sobre a viabilidade do plano, levando em conta que as leis internacionais proíbem reivindicações de soberania nacionais no espaço exterior.

Projeto ousado

O projeto é dirigido pelo International Aerospace Research Center (ou Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial) com sede em Viena, na Áustria, uma empresa privada fundada pelo cientista russo e empresário Igor Ashurbeiyli.

A nova nação, cujo nome deriva de uma cidade no céu da mitologia nórdica, clama oferecer uma plataforma independente, livre do constrangimento das leis de um país terrestre.

O grupo diz que vai abrir novas oportunidades no Espaço para o comércio, ciência e povos de todos os países do mundo.

Mais de 50.000 pessoas já se inscreveram online para fazer parte do Estado-nação – a ser Cidadãos de um lugar onde provavelmente nunca poderão ir.

Os “cidadãos” de Asgardia, que serão examinados antes da admissão, devem obter passaportes, conforme explica à BBC Lena de Winne, membro sênior da equipe do projeto, que trabalhou para a Agência Espacial Europeia por 15 anos.

“É claro que é difícil entender o conceito de como você pode ser um cidadão de algo em que você não pode colocar o pé”, disse.

“Mas eu sou uma cidadã dos Países Baixos e agora estou em Paris. Não há nada de incomum nisso, se você é um cidadão de um país onde você não vive e onde não vai”.

(dr) ROOM

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo estado-nação no espaço

O conceituado cientista e empresário russo Igor Ashurbeyli, fundador do Centro Internacional de Pesquisa Aeroespacial, anuncia a criação de Asgardia, o novo Estado-nação no Espaço

Competições estão agora sendo realizadas para decidir o hino nacional do novo Estado-nação, e o design da bandeira de Asgardia.

Problemas

Segundo o professor Sa’id Mosteshar, diretor do Instituto de Política Espacial e Direito de Londres, na Inglaterra, é difícil que Asgardia seja reconhecida pelo direito internacional.

“O Tratado do Espaço Exterior aceito por toda a gente diz muito claramente que nenhuma parte do espaço exterior pode ser apropriada por qualquer Estado”, disse à BBC.

Como Asgardia não será associada a um território autônomo, com os seus “cidadãos” permanecendo em terra, suas perspectivas para o reconhecimento são escassas.

O projeto está sendo financiado pessoalmente pelo Dr. Ashurbeiyli no momento, mas o grupo anunciou que vai procurar crowdfunding.

Este aspecto do crowdfunding sugere que os fundadores do grupo “não têm qualquer plano de negócios real, crível”, disse o professor Mosteshar.

Sobre os aspectos jurídicos, o Dr. Ashurbeiyli afirmou que quer criar uma “nova realidade jurídica no Espaço”.

“O projeto é a criação de um novo quadro para a posse e nacionalidade no Espaço, que irá se adaptar as leis do espaço exterior atuais que regem a responsabilidade, a propriedade privada e as empresas para que sejam adequadas à finalidade na nova era da exploração espacial”, argumentou em um comunicado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …