Hussein deu 6.532 passos – e foi preso por homicídio

Os dados do popular aplicativo de monitoração de saúde Apple Health foram usados em um caso de violação e homicídio na Alemanha. Pela primeira vez, um iPhone é a “principal testemunha” de um crime.

A utilização de dados registrados por “smart devices” em investigações criminais tem aumentado, e na Alemanha há mais um caso em que um potencial criminoso poderia ter sido “pego” através dos dados de atividade registrados pelo app Apple Health no seu iPhone.

O caso de violação e morte de uma jovem de 19 anos na Alemanha tem dado bastante o que falar depois de o principal suspeito, um refugiado afegão, não ter conseguido elucidar as autoridades quanto ao seu paradeiro no momento em que o crime teria sido realizado.

Hussein K., refugiado afegão residente em Freiburg, na Alemanha, é julgado desde setembro do ano passado, acusado de ter violado e assassinado uma estudante local, cujo corpo teria depois tentado jogar em um rio.

Segundo a Motherboard, há uma “misteriosa discrepância” entre os dados registrados pelas câmeras de vigilância e o suposto paradeiro do acusado na altura aproximada do crime.

Mas embora o suspeito tenha se recusado a dar o código do seu iPhone às autoridades, elas contrataram uma empresa informática que conseguiu acessar os dados do aparelho por vias alternativas – o que permitiu analisar os movimentos registrados no dito período crítico e reconstruir os passos que o suspeito deu na ocasião.

No momento em que o crime era cometido, o iPhone do indivíduo registrou atividade que ficou marcada como “subir escadas”, e que coincide com a altura em que estaria arrastando o corpo da jovem em uma descida para um rio – para seguidamente subir de novo para a estrada.

Para minimizar a chance de erros, os investigadores replicaram os movimentos no local do crime e obtiveram um registo idêntico ao que tinha sido registrado pelo iPhone do suspeito. Ao que tudo indica, seriam os registros do famoso aplicativo de monitoração de saúde a “entregar” o suspeito e provar sua culpa.

É cada vez mais normal considerar aceitável que as autoridades usem a localização dos celulares para averiguar por onde andavam vítimas e suspeitos em casos de crime.

Mas o aumento exponencial dos dados que os smartphones e outros dispositivos registram, por opção do utilizador e para os mais variados efeitos e funcionalidades, torna cada vez mais difícil para um criminoso esconder seus atos… dos seus próprios dispositivos pessoais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …