Hussein deu 6.532 passos – e foi preso por homicídio

Os dados do popular aplicativo de monitoração de saúde Apple Health foram usados em um caso de violação e homicídio na Alemanha. Pela primeira vez, um iPhone é a “principal testemunha” de um crime.

A utilização de dados registrados por “smart devices” em investigações criminais tem aumentado, e na Alemanha há mais um caso em que um potencial criminoso poderia ter sido “pego” através dos dados de atividade registrados pelo app Apple Health no seu iPhone.

O caso de violação e morte de uma jovem de 19 anos na Alemanha tem dado bastante o que falar depois de o principal suspeito, um refugiado afegão, não ter conseguido elucidar as autoridades quanto ao seu paradeiro no momento em que o crime teria sido realizado.

Hussein K., refugiado afegão residente em Freiburg, na Alemanha, é julgado desde setembro do ano passado, acusado de ter violado e assassinado uma estudante local, cujo corpo teria depois tentado jogar em um rio.

Segundo a Motherboard, há uma “misteriosa discrepância” entre os dados registrados pelas câmeras de vigilância e o suposto paradeiro do acusado na altura aproximada do crime.

Mas embora o suspeito tenha se recusado a dar o código do seu iPhone às autoridades, elas contrataram uma empresa informática que conseguiu acessar os dados do aparelho por vias alternativas – o que permitiu analisar os movimentos registrados no dito período crítico e reconstruir os passos que o suspeito deu na ocasião.

No momento em que o crime era cometido, o iPhone do indivíduo registrou atividade que ficou marcada como “subir escadas”, e que coincide com a altura em que estaria arrastando o corpo da jovem em uma descida para um rio – para seguidamente subir de novo para a estrada.

Para minimizar a chance de erros, os investigadores replicaram os movimentos no local do crime e obtiveram um registo idêntico ao que tinha sido registrado pelo iPhone do suspeito. Ao que tudo indica, seriam os registros do famoso aplicativo de monitoração de saúde a “entregar” o suspeito e provar sua culpa.

É cada vez mais normal considerar aceitável que as autoridades usem a localização dos celulares para averiguar por onde andavam vítimas e suspeitos em casos de crime.

Mas o aumento exponencial dos dados que os smartphones e outros dispositivos registram, por opção do utilizador e para os mais variados efeitos e funcionalidades, torna cada vez mais difícil para um criminoso esconder seus atos… dos seus próprios dispositivos pessoais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …