O foguete gigante Falcon Heavy, com o qual a SpaceX espera realizar missões para Marte no futuro, vai decolar nesta terça-feira (6) no Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA, para uma viagem de teste com um carro esportivo a bordo.
Estamos prestes a viver um momento histórico, no que é mais um emocionante episódio da aventura da humanidade no espaço. Elon Musk, presidente da SpaceX e da Tesla, confirmou nesta terça no Twitter que “todos os sistemas têm luz verde para o lançamento” do Falcon Heavy, o foguete mais poderoso do mundo.
A viagem serve para testar se o Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga ao espaço. E a carga que será testada é nada menos que um Tesla, com um passageiro especial.
De acordo com o Mashable, o veículo é propulsionado por 27 motores – nove em cada foguete – que têm de funcionar em perfeita sintonia. Foi o que aconteceu no último teste antes do lançamento desta terça, que ocorreu no dia 24 de janeiro. O teste foi bem-sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguete simultaneamente.
Este é o foguete mais potente do mundo e viajará para o espaço a uma velocidade média de 11 quilômetros por segundo.
Segundo o site oficial do projeto, “o impulso de elevação do Falcon Heavy equivale aproximadamente a 18 aviões 747 na potência máxima. O veículo pode levantar o equivalente a um avião 737 totalmente carregado – completo com passageiros, bagagem e combustível – para a órbita”.
Uma das características mais inovadoras do novo foguete da SpaceX é que os propulsores laterais são recuperáveis de uma forma incomum: após o lançamento, eles voltam à Terra e pousam sozinhos.
Segundo o plano original de Elon Musk, o Falcon Heavy deveria ter realizado seu voo inaugural em 2013, mas o design do foguete se revelou mais complexo do que se previa e, em 2016, por exemplo, a SpaceX perdeu um outro foguete – o Falcon 9 – que explodiu durante testes.
Todos os imprevistos fizeram com que a data para o teste de lançamento deste veículo – que junta três Falcon 9 – se arrastasse até esta terça-feira.
Um carro elétrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará em uma órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planejado. “Adoro imaginar um carro à deriva pelo espaço e talvez sendo descoberto por extraterrestres daqui a milhões de anos”, justificou o empresário.
Mas Musk não parou por aí. Como um carro não se conduz sozinho, o Tesla irá também levar um passageiro a bordo. Sentado ao volante do carro vermelho, irá o Starman, um manequim vestido de astronauta com um dos novos trajes espaciais da SpaceX.
Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972), que levaram o homem à Lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Mas o que acontece se algo correr mal? A probabilidade de o lançamento não ser bem sucedido aumenta pelo fato de o Falcon Heavy ser um foguete novo e poderoso, com um elevado número de motores e quantidades maciças de combustível que será testado pela primeira vez.
Embora seja possível um vasto número de percalços, existe uma única certeza: se o foguete explodir, seria melhor que não explodisse perto do Kennedy Space Center, plataforma de lançamento da NASA. Segundo o Mashable, que cita Elon Musk, “se ele explodir, e se explodir longe, já considero isso uma vitória, para ser honesto”.
O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguete gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.
O futuro espacial não depende do sucesso desta missão. No entanto, caso o teste de lançamento corra bem, podem se abrir portas para novas missões espaciais com o intuito de levar satélites e até mesmo operações para além da órbita terrestre com carga e tripulantes humanos.
O teste de lançamento do potente veículo reutilizável que junta três Falcon 9 – o Falcon Heavy – foi agendado para esta terça-feira, entre as 16h30 e as 19h em Brasília
Enquanto o lançamento não acontece, podemos sempre nos deleitar com o soberbo vídeo da simulação da missão – adequadamente acompanhado pelo maravilhoso “Life on Mars”, de David Bowie – que fica aqui para você conferir:
Ciberia // ZAP