Homem que “quebrou” o Banco de Inglaterra quer “quebrar” o Brexit

World Economic Forum / Flickr

George Soros quer quebrar o Brexit

George Soros é conhecido por ter feito fortuna especulando contra a libra na “Quarta-feira Negra” e por ser um dos 30 homens mais ricos do mundo. Agora, George Soros confirma ter feito uma doação para a campanha “Best for Britain”, que é contra o Brexit.

A doação já tinha sido divulgada pelo The Telegraph na semana passada, mas, agora, para se defender de críticas e insinuações, o multimilionário de 87 anos escreveu uma carta aberta que foi publicada no Daily Mail.

Na carta, Soros confirma ter entregue 400 mil libras à organização (mais de R$ 1,8 milhão), por considerar o Brexit “um erro de proporções trágicas”.

Segundo o próprio, tudo foi feito por amor ao Reino Unido e pela importância de viver em uma “sociedade aberta” e não em uma “sociedade fechada, onde os donos do poder exploram as pessoas”. E isto, George Soros sabe melhor que ninguém, tendo em conta que viveu a infância na Hungria comunista.

É por isso que Soros criou a “Open Society“, através da qual doa enormes quantias de dinheiro a entidades políticas e ativistas, apoiando causas progressistas e liberais.

George Soros lamenta o Brexit, um processo que irá “transformar o Reino Unido de amigos em inimigos, pelo menos durante o período transitório”. “Antes do referendo, o Reino Unido tinha maior sucesso econômico do que o resto da Europa. Mas agora isso se inverteu, com as economias continentais crescendo de forma robusta, enquanto o Reino Unido fica para trás”.

Em uma reflexão sobre o referendo que levou ao momento europeu atual, George Soros o classifica como um “um erro fatal”: “A experiência mostra que os referendos levam, muitas vezes, a decisões erradas. Incentivadas por agitadores sem escrúpulos, as pessoas usam os referendos para expressar insatisfação em relação ao atual estado de coisas, em vez de pensarem sobre as consequências. Só porque a situação atual não é satisfatória não quer dizer que não pode piorar. E isto está acontecendo no Reino Unido”.

E George Soros antecipa ainda que, “à medida que o divórcio entrar na fase de maior confronto”, a economia britânica irá sofrer cada vez mais, em um sofrimento que classifica como “cada vez mais dolorosamente óbvio”.

Além disso, o multimilionário avisa ainda que as verdadeiras preocupações da Europa deveriam ser os inimigos externos, como a Rússia de Putin. Segundo o Observador, no que diz respeito à sociedade britânica, Soros pensa muito nos “jovens que vão viver em um futuro que nunca verei”.

Isto porque “as pessoas com menos de 35 anos votaram de forma esmagadora para ficar na União Europeia, e só nas pessoas com mais de 55 anos é que houve uma maioria de votantes pelo Brexit”. Na leitura de Soros, “os idosos se sobrepuseram aos jovens, que terão de viver com as consequências do Brexit nas próximas décadas”. Este é um fator que “alimenta a decepção dos jovens em relação à democracia”, não obstante, acredita o filantropo, um dia o Reino Unido voltará a se candidatar para regressar à União Europeia.

Ainda assim, na opinião de Soros, a opinião pública está cada vez mais no sentido da permanência, pelo que é preciso “acelerar” o processo e chegar a um “ponto de inversão” nos próximos seis a nove meses.

“O eleitorado precisa obrigar seus deputados a lhes dar a coragem de se revoltar contra a liderança dos partidos, e o eleitorado precisa estar motivado não apenas para votar, mas, também, para tomar um papel ativo na política“, pede Soros.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …