Quando as duas eram pequenas, as pessoas as olhavam com espanto. Gêmeas bivitelinas e filhas de mãe inglesa e de pai com ascendência jamaicana, Marcia e Millie Biggs eram muito parecidas, exceto por um aspeto: a cor da pele. Uma era branca e loira e a outra negra.
As crianças, hoje com 11 anos, estampam a capa da edição de abril da National Geographic, dedicada a debater como a raça “nos define, nos separa e nos une”. A foto das gêmeas é acompanhada pelas frases: “Essas irmãs gêmeas nos fazem repensar tudo o que sabemos sobre raça”.
As “meninas milagre“, como a mãe as chama, fazem parte de um grupo muito restrito de irmãos gêmeos que têm cores de pele diferentes, segundo o Observador.
Ao nascerem, com as feições muito similares, a cor da pele era o que as distinguia. Com o cabelo loiro e pele clara, Marcia herdou os traços da mãe, e Millie, de cabelos castanhos e pele escura, tem os traços do pai.
Passados 11 anos, as diferenças entre as duas são mais visíveis, mas nem por isso são alvo de discriminação, mas são alvo de mentes curiosas, conta a mãe. Com o passar do tempo, diz, “as pessoas começaram a ver sua beleza“.
“Quando eram bebês, as pessoas olhavam para elas no carrinho e perguntavam: ‘Mas são gêmeas?’”, diz a mãe, Amanda Wanklin, à revista. Ao ouvir a resposta afirmativa, ela ouvia de volta: “Mas uma branca e outra é negra?”. Ao que Wanklin respondia: “São os genes“.
“Quando as pessoas nos veem, pensam que somos apenas melhores amigas”, diz Marcia à publicação. “Quando descobrem que somos gêmeas, ficam chocadas por que uma é negra e a outra branca.”
Em uma gestação de gêmeos bivitelinos, cada óvulo é fecundado por espermatozoides diferentes. Assim, os bebês podem herdar características genéticas distintas, como por exemplo a cor da pele.
A geneticista Alicia Martin diz à revista que não é tão raro que, quando um casal inter-racial tem gêmeos bivitelinos, um se pareça mais com um dos pais do que o outro.
A especialista diz que cada traço herdado pelos gêmeos depende de inúmeras variáveis, incluindo de onde são os antepassados dos pais e a complexa genética que define a cor da pele.