Quase 40 anos depois, a Arábia Saudita voltou a ter cinema

Majed Al-Malki / EPA

Arábia Saudita inaugurou o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos

A Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira (18) o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos, em um esforço do príncipe saudita para modernizar o reino conservador.

Segundo a Reuters, o novo cinema, construído em uma antiga sala de concertos em Ríade, foi inaugurado com pompas em um evento VIP e com direito a tapete vermelho. Membros do governo e autoridades estrangeiras assistiram ao filme da Marvel “Black Panther” (Pantera Negra) em uma tela de quase 14 metros.

O diretor executivo da AMC Enternainment Holding, Adam Aron, disse que os bilhetes estão à venda a partir desta quinta-feira (19) e as primeiras projeções começam na sexta. “Os sauditas vão agora poder ir a um cinema lindo e ver filmes na forma como é suposto serem vistos: na telona”, disse à agência.

A inauguração do cinema comercial marca mais um passo nas reformas iniciadas pelo príncipe Mohammed bin Salman, que pretende abrir o país culturalmente e diversificar a economia.

Nos últimos dois anos, o príncipe saudita de 32 anos já revogou algumas proibições, incluindo shows públicos e autorizou que mulheres possam dirigir e assistir a jogos nos estádios de futebol.

Segundo a Reuters, muitos sauditas elogiaram a reintrodução do cinema no país, uma proibição com quase 40 anos, e compartilharam elogios ao príncipe nas redes sociais. Outros expressaram confusão com a medida, considerando-a uma mudança radical.

Os cinemas foram proibidos na década de 80, sob pressão dos islamitas, numa época em que a sociedade abraçou uma severa versão conservadora do Islã. Porém, a cultura ocidental nunca deixou de estar presente no país, com os filmes de Hollywood e as séries sendo vistos em casa (projeções de filmes privadas já eram toleradas há muitos anos).

Em 2017, o governo saudita informou que iria revogar a proibição, em parte para manter o dinheiro que muitos sauditas gastam em entretenimento em outros países como, por exemplo, Dubai e Bahrain.

Para servir uma população com mais de 32 milhões de pessoas, a maioria com menos de 30 anos, as autoridades planejam construir cerca de 350 cinemas com mais de 2.500 telas até 2030, esperando atrair bilhões de dólares só na venda anual de bilhetes.

No mês passado, uma fonte confirmou à agência Reuters que não haverá segregação nos cinemas, assim como ainda acontece na maioria dos espaços públicos.

Embora não seja ainda claro como será aplicada a censura, fontes oficiais indicaram que as versões dos filmes que passam em Dubai ou no Kuwait serão readequadas. Por exemplo, duas cenas de beijos que aparecem em Pantera Negra foram cortadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …