Egípcio é preso por tomar café com mulher na Arábia Saudita

Um homem egípcio foi preso e acusado de desrespeitar as leis do reino saudita e de estar exercendo uma função reservada a cidadãos, isto depois do compartilhamento de um vídeo mostrando-o ao lado de uma mulher saudita, que era sua colega de trabalho, tomando o café da manhã.

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem fazer refeições com um homem que não pertença à sua família. Restaurantes, cafés e pastelarias dividem as salas entre homens solteiros e famílias, sendo que uma mulher sozinha raramente pode se sentar em um destes espaços, explica o Expresso.

Desta forma, o indivíduo acabou sendo detido por representantes do Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social em um hotel em Meca, supostamente seu local de trabalho. O egípcio é agora acusado de “cometer várias violações da lei e de exercer uma profissão reservada a sauditas“, adianta a Reuters.

As redes sociais se dividiram, especialmente no Twitter. Se tem quem brincou com a situação, destacando a “enorme gravidade” de se fazer uma refeição com um colega de trabalho, outros criticaram os “erros frágeis” dos homens sauditas que não conseguem aguentar o fato de uma mulher estar ao lado de outro homem.

Ainda assim, há também quem defenda a decisão das autoridades do país, referindo que uma mulher saudita que trabalha ao lado de um homem estrangeiro é uma clara violação dos valores e das tradições do reino.

Nos últimos tempos, a Arábia Saudita fez alguns progressos, ter passado a permitir que as mulheres dirigissem, frequentassem o cinema e os estádios de futebol. No entanto, o país continua sendo um dos mais restritivos no que diz respeito aos direitos da mulher.

As mulheres continuam a não poder abrir uma conta bancária, por exemplo, e o divórcio só é consentido a uma mulher com a permissão do marido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pacote turístico que inclua países com cultura semelhante? Nem de graça! Nem recebendo dinheiro!
    Com efeito, o Cristianismo, ou melhor, o Senhor Jesus Cristo libertou as mulheres do jugo milenar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisa identifica quais as preferências musicais em cada região do Brasil

Ainda que a cultura brasileira tenha o hábito de importar, no bom e no mal sentido, tudo que pode de países estrangeiros – em especial dos EUA e alguns países da Europa – na hora …

Estudo descobre que humanos têm capacidade de regeneração como a salamandra

Infelizmente, seres humanos não podem se dar ao luxo de perder nenhum pedacinho do corpo, porque todos são insubstituíveis. Ou talvez não. Um estudo da Universidade Duke (EUA) descobriu que somos muito melhores em regenerar cartilagem …

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …