Egípcio é preso por tomar café com mulher na Arábia Saudita

Um homem egípcio foi preso e acusado de desrespeitar as leis do reino saudita e de estar exercendo uma função reservada a cidadãos, isto depois do compartilhamento de um vídeo mostrando-o ao lado de uma mulher saudita, que era sua colega de trabalho, tomando o café da manhã.

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem fazer refeições com um homem que não pertença à sua família. Restaurantes, cafés e pastelarias dividem as salas entre homens solteiros e famílias, sendo que uma mulher sozinha raramente pode se sentar em um destes espaços, explica o Expresso.

Desta forma, o indivíduo acabou sendo detido por representantes do Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social em um hotel em Meca, supostamente seu local de trabalho. O egípcio é agora acusado de “cometer várias violações da lei e de exercer uma profissão reservada a sauditas“, adianta a Reuters.

As redes sociais se dividiram, especialmente no Twitter. Se tem quem brincou com a situação, destacando a “enorme gravidade” de se fazer uma refeição com um colega de trabalho, outros criticaram os “erros frágeis” dos homens sauditas que não conseguem aguentar o fato de uma mulher estar ao lado de outro homem.

Ainda assim, há também quem defenda a decisão das autoridades do país, referindo que uma mulher saudita que trabalha ao lado de um homem estrangeiro é uma clara violação dos valores e das tradições do reino.

Nos últimos tempos, a Arábia Saudita fez alguns progressos, ter passado a permitir que as mulheres dirigissem, frequentassem o cinema e os estádios de futebol. No entanto, o país continua sendo um dos mais restritivos no que diz respeito aos direitos da mulher.

As mulheres continuam a não poder abrir uma conta bancária, por exemplo, e o divórcio só é consentido a uma mulher com a permissão do marido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pacote turístico que inclua países com cultura semelhante? Nem de graça! Nem recebendo dinheiro!
    Com efeito, o Cristianismo, ou melhor, o Senhor Jesus Cristo libertou as mulheres do jugo milenar.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Ela tinha medo do coronavírus': exame confirma que mulher morreu por covid-19 após festa

Um exame confirmou que a aposentada Maria Salete Vieira, de 60 anos, morreu em decorrência da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Ela começou a apresentar sintomas dias após participar de uma festa em família …

Solução? Cientistas criam vírus que poderia ser capaz de combater a COVID-19

Cientistas dos EUA realizam experimentos com ratos infectados com o coronavírus MERS que permitiriam obter solução eficiente no combate à COVID-19. Até o momento não existe uma vacina que possa proteger as pessoas de infecções provocadas …

Bernie Sanders desiste de concorrer à presidência dos EUA

Senador abandona disputa pela indicação democrata à Casa Branca após série de derrotas nas primárias. Decisão abre caminho para que o ex-vice-presidente Joe Biden seja adversário de Trump nas eleições de novembro. O senador Bernie Sanders …

Antártida: geleira está se tornando o cânion mais profundo do mundo e isso é péssimo

Recentemente cientistas anunciaram a descoberta de algo absolutamente desconhecido e sem precedentes: um cânion de gelo com 3,5 quilômetros abaixo do nível do mar, confirmado como nada menos que o ponto mais profundo da superfície …

OMC prevê cenário sombrio para o comércio global e Brasil será bastante atingido

Sob o impacto da pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Comércio (OMC) prevê um cenário sombrio para o comércio global este ano. A expectativa é de uma queda vertiginosa que pode chegar …

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …