Alberto Moreno, um jovem espanhol de Cáceres, no sudeste da Espanha, e que ficou tetraplégico há dois anos, tornou-se a primeira pessoa no mundo a tuitar com os olhos a partir de um celular.
O aplicativo para dispositivos móveis, desenvolvido em parceria entre o Mobile World Capital Barcelona, o Twitter e a empresa basca Irisbond, é o primeiro no mundo tecnológico que permite interagir com o celular através do olhar.
O jovem ficou tetraplégico há dois anos depois de sofrer um acidente. Segundo o Mobile World Capital Barcelona, Alberto foi o primeiro a testar o app e se tornou assim o protagonista da campanha #HeVuelto (“Voltei”, em português).
O primeiro tuíte do rapaz depois de regressar à rede social causou alguma polêmica, segundo o La Voz de Galicia. O jovem de 22 anos escreveu: “O que faz um paraplégico sorrir? Que tudo vai sobre rodas”.
Vários utilizadores do Twitter consideraram que o jovem tirava sarro de pessoas com deficiência quando, na verdade, Alberto estava precisamente passando por cima das próprias limitações, recorrendo ao humor.
Foi então que o jovem voltou a fazer alguns tuítes para explicar a situação. “Olá, me chamo Alberto e sim, fui eu que tuitei a piada que ofendeu tanta gente. Deixem-me contar a vocês uma coisa. Há dois anos, sofri um acidente que me deixou imóvel, com exceção dos lábios, olhos e pálpebras”.
“Basicamente, estou preso no meu próprio corpo, sem poder me comunicar e condenado ao silêncio. Dois longos anos em que vi o mundo mudar sem poder comentar nem compartilhar o que penso. Mas o pior foi mesmo não poder rir de nada. Nem de mim mesmo! Algo que sempre fiz”, continuou.