Facebook terá serviço de paquera como o Tinder

Já pensou encontrar a cara-metade no Facebook? Mark Zuckerberg anunciou que a rede social vai apostar em um novo serviço de paquera, algo semelhante ao Tinder.

O anúncio aconteceu, na terça-feira (1º), pela boca de Mark Zuckerberg na F8, a conferência anual do Facebook que ocorreu na Califórnia. De acordo com o CEO, a ideia é conectar milhões de pessoas solteiras na maior rede social online do mundo.

200 milhões de pessoas no Facebook se classificam como solteiras, logo, há claramente algo a ser feito”, explicou o presidente-executivo da gigante tecnológica.

O serviço, batizado de “Facebook Dating”, será lançado em breve e poderá ajudar a rede social a reconstruir sua popularidade entre os mais jovens e fazer com que os utilizadores visitem o site com mais frequência, dois dos maiores desafios atuais da empresa.

Ao mesmo tempo, Zuckerberg prometeu proteger a privacidade dos utilizadores, sua prioridade depois do escândalo de roubo de dados da Cambridge Analytica. O Facebook admitiu que os dados de até 87 milhões de utilizadores podem ter sido roubados.

Como vai funcionar

Os utilizadores poderão criar um perfil de “namoro” separado, que não será visível para a rede de amigos. A partir daí, o Facebook recomenda possíveis correspondências com base nas preferências de namoro, assim como interesses e preferências em comum.

O serviço será gratuito e poderá se tornar um verdadeiro problema para concorrentes como o Match Group Inc, dono de aplicativos populares como o Tinder e o OkCupid!. Depois do anúncio do Facebook, as ações da empresa caíram cerca de 20% na bolsa.

Assim como outros serviços do gênero, haverá botões como “passar” e “interessado”. No entanto, haverá também um recurso opcional para encontrar relacionamentos de longo prazo e não apenas “encontros casuais”, explicou Zuckerberg.

Além disso, por motivos de segurança não especificados, as conversas serão apenas de texto. Recorde-se que as fotografias de nudez explícita não solicitadas são uma preocupação recorrente dos serviços online de encontros.

Os responsáveis do Facebook também foram rápidos em destacar outros recursos de segurança e privacidade, observando que a atividade do namoro não poderia aparecer na linha do tempo da rede social.

A questão da segurança

As preocupações sobre a privacidade no Facebook cresceram desde o escândalo da Cambridge Analytica, que trabalhou na campanha de Donald Trump em 2016.

Na mesma conferência, Zuckerberg, que já depôs no Congresso norte-americano, também anunciou que estão desenvolvendo um botão para excluir o histórico de navegação do utilizador fora da plataforma da rede social.

O recurso, chamado de “Limpar Histórico”, será algo semelhante à opção de “limpar cookies” em determinado navegador.

“Quando lançarmos a atualização, será possível ver informação sobre aplicativos e sites com os quais o utilizador interagiu, e apagar essa informação da conta. Também haverá a opção de desligar a recolha de informação”, avançou Zuckerberg.

O fundador da maior rede social do mundo destacou a dificuldade desse “problema da segurança”, mas afirmou que a empresa irá trabalhar para ficar à frente dos adversários, sempre.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …