Durante mais de mil anos, os humanos quiseram resolver esse mistério. Agora, a lenda do monstro do Lago Ness pode estar a poucos meses de ser desvendada.
Se alguns acreditam que se trata de uma relíquia pré-histórica, outros pensam que é apenas uma invenção. A lenda do monstro do Lago Ness existe desde a Idade das Trevas, mas apesar de haver algumas evidências, a criatura mítica permaneceu uma incógnita até hoje.
Agora, uma equipe internacional de cientistas do Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos, Austrália e França planeja mergulhar nas águas escuras do mais misterioso lado de água doce na Escócia.
A investigação irá recorrer a técnicas de amostragem e análise de DNA para averiguar se, de fato, o famigerado monstro habita nas profundezas deste lago – ou, pelo menos, saber o que poderia estar na origem dos sucessivos relatos de um ser invulgar nestas águas.
A recolha de 300 amostras de água em diferentes pontos e níveis de profundidade vai acontecer já no próximo mês, durante duas semanas. Posteriormente, as amostras serão enviadas para análise em laboratórios na Austrália, Dinamarca, França e Nova Zelândia.
O material orgânico será filtrado e o DNA será extraído e analisado através da comparação com bases de dados do código genético de várias espécies de que se há registro.
O professor Neil Gemmell, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, explicou: “sempre que uma criatura se move no seu ambiente, deixa pequenos fragmentos de DNA da pele, escamas, penas, pelo, fezes e urina”.
O cientista, de 51 anos, diz que não acredita na existência do monstro, mas crê que “ainda existem coisas a serem descobertas“. Mais do que uma caça ao monstro, a investigação poderá levar à descoberta de novas espécies de organismos, como bactérias.
Além disso, a pesquisa servirá também para analisar a expansão de várias espécies invasoras – como o salmão rosa do Pacífico, que tem sido avistado no lago – e conhecer melhor as espécies nativas.
Até hoje, mais de mil pessoas afirmam ter avistado a criatura. Alguns acreditam que o monstro, carinhosamente apelidado de Nessie, seja uma criatura parecida a um plesiossauro de pescoço comprido que teria sobrevivido à extinção dos dinossauros. Outros, afirmam que Nessie não passa de um bagre ou de um esturjão gigante.
Seja o que for, os mais curiosos esperam que até o final do ano o mistério seja finalmente resolvido.