Mistério das bolas de pedra com 5 mil anos continua a intrigar arqueólogos

(dr) National Museums Scotland

Os modelos 3D das misteriosas bolas de pedra do Neolítico

Alguns dos mais enigmáticos objetos feitos por humanos na Idade da Pedra continuam a intrigar arqueólogos, mais de 200 anos depois de terem sido descobertos no continente europeu.

De acordo com o Live Science, esses misteriosos objetos se tratam, essencialmente, de bolas de pedra esculpidas com o tamanho de bolas de basebol. Recentemente, os arqueólogos encontraram mais 500 exemplares, a maioria no nordeste da Escócia, mas também nas ilhas Órcades, na Inglaterra, na Irlanda e na Noruega.

Os arqueólogos ainda não conseguiram entender o propósito ou significado destes objetos neolíticos, porém, decidiram agora criar modelos virtuais 3D que revelaram novos detalhes, incluindo padrões que antes se encontravam escondidos.

Hugo Anderson-Whymark, o curador do Museu Real da Escócia, quem criou esses modelos, explicou ao mesmo site que já foram propostas inúmeras teorias ao longo dos anos para tentar explicar a função dessas pedras.

Entre as hipóteses, está a possibilidade de serem a parte superior de armas perigosas, pesos utilizados pelos comerciantes neolíticos ou rolos para o transporte das pedras gigantes utilizadas nos monumentos megalíticos.

Uma teoria é a de que os puxadores de muitas dessas bolas foram enrolados com cordel, o que permitiu que fossem atirados como bolas sul-americanas. Outras hipóteses as descrevem também como objetos de devoção religiosa ou símbolos de status social.

“Muitas das teorias têm que ser tidas em conta com precaução, enquanto outras podem ser plausíveis”, explica Anderson-Whymark. “O interessante é que realmente captam a nossa imaginação – e ainda guardam muitos segredos”, acrescenta.

Modelos 3D

Os 60 modelos 3D agora desenvolvidos pelo museu foram divulgados online, com o objetivo de que todas as pessoas interessadas por esses artefatos, em qualquer parte do mundo, possam examinar todos os seus detalhes e a partir de qualquer ângulo.

A coleção online inclui o objeto mais famoso, conhecido por “bola Towie”, que foi encontrado perto da vila de Towie, no nordeste da Escócia, por volta de 1860. Essa bola foi esculpida com padrões espirais entrelaçados em três dos seus quatro lóbulos e é considerada um dos melhores exemplos da arte neolítica já encontrado.

Segundo Anderson-Whymark, os arqueólogos mais antigos consideraram estranho que esses objetos tão detalhados tivessem sido feitos apenas com ferramentas de pedra e, por isso, as atribuíram erradamente aos Pictos, antigos habitantes da Escócia que viveram no fim da Idade do Ferro e no início do período Medieval, entre 1800 e 1100 anos atrás.

Mais tarde, os arqueólogos foram capazes de perceber que as pedras pertenciam ao período Neolítico, há cerca de 5 mil anos, quando realmente eram utilizadas apenas ferramentas de pedra, explica o pesquisador.

Muitos dos ornamentos encontrados nessas bolas de pedra também foram encontrados em esculturas de túmulos do Neolítico, que apresentam câmaras subterrâneas no final de longas passagens de pedra como, por exemplo, o túmulo de Newgrange, na Irlanda.

Essas semelhanças indicam que, já durante essa época, as populações de diferentes regiões da Europa compartilhavam ideias em comum, o que mostra alguma forma de interação entre as comunidades, afirma Anderson-Whymark.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …