Uma explosão enviou nesta terça-feira (17) lava para a cobertura de um barco de turismo na Ilha Grande, no Havaí, causando pelo menos 23 feridos, anunciaram as autoridades.
As vítimas foram atingidas por uma “bomba de lava” do vulcão Kilauea, quando estavam na embarcação turística para ver a lava derretida cair nas águas do Pacífico.
Uma mulher de 20 anos sofreu uma lesão grave numa das pernas, enquanto os passageiros restantes da embarcação têm queimaduras e traumatismos, refere o Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado.
Treze dos feridos foram transportados para o hospital, enquanto dez pessoas sofreram ferimentos leves e foram tratados no local.
“De repente, quando estávamos abandonando a área, tudo à nossa volta começou a explodir. Estava em todo lado”, contou o capitão do barco, Shane Turpin, em declarações ao The Guardian.
As pessoas estavam a bordo de uma embarcação de turismo que leva os visitantes para ver a lava que chega ao oceano, depois da erupção, há cerca de dois meses, do vulcão Kilauea, existindo várias empresas que efetuam passeios do tipo.
As autoridades alertaram sobre o perigo de aproximação da lava que entra no oceano, com a Guarda Costeira dos Estados Unidos criando, em maio, uma zona de segurança, que proíbe as embarcações de se aproximarem a menos de 300 metros dos pontos de entrada no mar.
Apesar da proibição, existe uma licença especial que permite que experientes operadores de barcos possam se aproximar até cerca de 50 metros.
O vulcão Kilauea, que está em erupção desde o início de maio, já destruiu mais de 700 casas, mas, até o momento, o único ferido grave foi um homem atingido pela leva numa das pernas.
Ciberia // ZAP