Os familiares de Bin Laden revelaram que o filho mais velho do ex-líder da Al-Qaeda, que promete vingar a morte do pai, se casou com a filha de Mohammed Atta, um dos sequestradores de um dos aviões do 11 de setembro.
Depois da publicação da entrevista da mãe de Osama bin Laden, o The Guardian acaba de revelar mais detalhes, agora sobre o filho daquele que foi o inimigo número 1 dos EUA.
Hamza Bin Laden, o filho de 29 anos do falecido líder da Al-Qaeda, é considerado pelos EUA uma “ameaça terrorista” e já prometeu vingar a morte do pai. Agora, de acordo com o jornal britânico, o jovem se casou com a filha de Mohammed Atta, um dos sequestradores de um dos aviões do 11 de setembro, que vitimou quase 3 mil pessoas em Nova York.
A informação foi revelada ao jornal pelos irmãos de Bin Laden, Ahmad e Hassan, que acreditam que o sobrinho alcançou uma posição superior dentro da organização terrorista e, mais uma vez, reafirma a vontade de vingar a morte do pai, morto em um esconderijo no Paquistão, em 2011, durante uma operação militar dos EUA.
“Ouvimos dizer que ele se casou com a filha de Mohammed Atta”, diz Ahmad al-Attas. “Não temos a certeza de onde está atualmente, mas pode estar no Afeganistão“, acrescenta.
Segundo o diário inglês, Hamza é filho de uma das três mulheres sobreviventes de Bin Laden, Khairiah Sabar, que vivia com o marido em um complexo em Abbottabad, perto de uma grande base militar paquistanesa, quando foi morto.
Desde então, o jovem de 29 anos fez declarações públicas a pedir aos seguidores do grupo terrorista que comecem uma guerra em Washington, Londres, Paris e Tel Aviv e é visto como um representante do atual líder, Ayman al-Zawahiri.
As agências de inteligência ocidentais se concentram cada vez mais no paradeiro de Hamza, sobretudo nos últimos dois anos, considerando-o a pessoa mais provável de conseguir galvanizar os seguidores do grupo terrorista.
Além disso, o casamento com a filha de Atta, de nacionalidade egípcia, parece confirmar que os “ex-alumni” do 11 de setembro continuam o centro da Al-Qaeda e que a própria organização continua organizada em torno do legado de Bin Laden.
Os outros filhos do ex-terrorista, Khalid e Saad, foram mortos em operações militares: o primeiro em uma operação norte-americana em Abbottabad e o outro em um ataque de drone no Afeganistão em 2009. Cartas supostamente escritas por Bin Laden e encontradas no complexo sugerem que ele preparava Hamza para substituí-lo, em parte para vingar a morte de Saad.
De acordo com o jornal, sabe-se que, depois do atentado ao World Trade Center, Hamza Bin Laden passou alguns anos no Irã onde, juntamente com outras dezenas de familiares de membros do 11/9, foi protegido por funcionários dos serviços de inteligência iranianos e por militares. Também se supõe que já teria viajado para a Síria, porém, é mais provável que esteja entre o Afeganistão e o Paquistão.
Ciberia // ZAP