“Masculinidade” é critério para ser policial no Brasil

Fernando Frazão / ABr

A Polícia Militar (PM) incluiu em um concurso no estado do Paraná alguns requisitos que tem gerado polêmica, uma vez que é valorizada a “masculinidade” dos candidatos.

São 67 os critérios avaliados no exame psicológico para os postos de cadete oferecidos pela PM do Paraná, mas há um em particular que tem sido criticado por todo o país.

Não mostrar interesse em histórias românticas” ou “não se emocionar com facilidade” são alguns dos requisitos que a PM incluiu no concurso no qual se valoriza a “masculinidade” dos candidatos.

As inscrições para as provas de acesso para os 16 cargos abriram na segunda-feira (13) e estão disponíveis para homens e mulheres até 30 anos de idade.

Segundo as condições publicadas, os candidatos terão que passar por um teste psicológico, no qual serão avaliados pela sua “masculinidade“, que surge definida como “a capacidade de um indivíduo não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não se emocionar facilmente, nem mostrar interesse em histórias românticas e de amor”.

Toni Reis, diretor do grupo Dignidade, organização que luta pelos direitos LGBT, disse à EFE que “não é normal”. “O Paraná é o quinto estado com maior número de feminicídio do país. É um estado conservador e não pode aceitar esse tipo de comportamento porque vai contra a Constituição.”

A busca por uma suposta “masculinidade” é, para o responsável, um critério que reflete “o machismo institucional no Brasil“. “Queremos uma polícia forte, que pode ser firme, mas pode ter sentimentos, não podemos ter um policial psicopata ou um robô”, disse, acrescentando que já pediram ao Ministério Público que tome uma posição sobre o assunto.

Em nota, citada pelo Jornal de Notícias, a PM do Paraná afirmou que “não tolera comportamentos e posições discriminatórias de qualquer natureza” e que todos os testes aplicados “são instrumentos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia”, que, até o momento, ainda não se pronunciou.

Além disso, acrescenta que a expressão “masculinidade” gerou uma “interpretação errada para alguns setores da sociedade”. O objetivo do teste psicológico é “avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentar”, aspectos “extremamente necessários para a atividade do dia a dia”.

Esse mesmo teste foi utilizado em 2013 e é muito “comum” em instituições de segurança pública e empresas privadas que queiram avaliar a capacidade do candidato de não “ficar impressionado com cenas violentas, incomuns e hostis”.

A polícia entrou em contato com o coautor do teste psicológico, Flávio Rodrigues Costa, que atestou a validade do instrumento e garantiu não ter “conotação de diferenciação de gênero, sexo ou qualquer outra forma de discriminação”.

No entanto, José Augusto Araújo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, considera que o concurso prevê “situações inusitadas” a partir do momento que se valorizam aspectos “subjetivos”, o que pode ser “ilegal e inconstitucional”.

A polícia já disse entretanto que “promove um ajuste do termo masculinidade”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …