Morango pode ajudar a combater doenças intestinais crônicas

Um novo estudo aponta que o morango pode ser um bom aliado no combate de doenças intestinais inflamatórias crônicas (DII), que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Estas inflamações retrocederam em cobaias, que receberam ração com morangos.

Por todo o mundo, milhões de pessoas sofrem de doença de Crohn e colite ulcerosa, ambas DII. A nova pesquisa, publicada esta semana na Science Daily, revela que o estilo de vida e alimentação dos pacientes podem desempenhar um papel importante.

Segundo os pesquisadores, as frutas e os legumes são alimentos benéficos para os portadores de DII, embora não se possa generalizar. Contudo, esse estudo indica a possível existência de um verdadeiro superalimento para estes pacientes: o morango.

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, liderados pelo nutricionista Hang Xia, testaram seu efeito em ratos com inflamação intestinal crônica. As cobaias que tinham recebido regularmente ração enriquecida com morangos passaram a ter menos diarreias, ganharam peso e as inflamações acabaram retrocedendo.

Além disso, nas DII, o número das bactérias nocivas no intestino tende a aumentar, enquanto as bactérias úteis diminuem. Com o complemento alimentar, a tendência se inverteu: tanto a flora intestinal como o metabolismo das cobaias se normalizou.

A “mini-dose” de morangos administrada aos animais equivale, em termos humanos, a mais ou menos uma xícara. Segundo os pesquisadores, o importante é que sejam frutos naturais e inteiros, não podendo haver recurso a extratos ou compostos parciais.

“Caso contrário, negligencia-se o efeito de outros componentes importantes dos frutos, como as fibras e ligas fenólicas relacionadas, impossíveis de se extrair com solventes”, explica Yanhui Han, um dos cientistas do estudo.

O próximo passo implica testar o efeito terapêutico dos morangos em humanos. Para isso, Hang Xiao e sua equipe vão trabalhar com pacientes com DII.

No entanto, os pesquisadores não aconselham, por enquanto, os portadores da doença de Crohn ou colite ulcerosa a alterar sua alimentação por iniciativa própria: a mudança só deve ser feita junto de um médico especializado.

Outro estudo, conduzido recentemente pela Universidade de Coimbra, em Portugal, mostrou que a folha de morangueiro silvestre pode ajudar a combater infecções gástricas e o câncer do estômago. O trabalho científico foi publicado no Journal of Functional Foods.

Ciberia // Deutsche Welle / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …