Casal de baleias retorna para costa da Irlanda 20 anos após ter sido monitorado

Um casal de baleias foi identificado esta semana na costa irlandesa. Para surpresa dos pesquisadores, os animais são os mesmos que haviam sido selecionados para o primeiro programa de monitoramento científico, há exatamente 20 anos.

As duas baleias jubarte, conhecidas como baleia-corcunda ou baleia cantora, foram vistas no litoral de Kerry, no sudoeste da Irlanda. Os mamíferos marinhos têm cerca de quinze metros de comprimento.

A descoberta foi feita durante uma expedição de Simon Berrow e Frances Bermingham, que estavam na região apenas para registrar o canto das baleias no litoral irlandês. Mas eles se depararam com um grupo de quatro baleias-corcundas de uma vez, entre elas duas que já eram “conhecidas” dos especialistas.

Segundo o Irish Whale and Dolphins Group, uma organização irlandesa de conservação e sensibilização dos cetáceos, trata-se dos dois primeiros animais que entraram no registro do grupo de observação, em 1999. Os representantes da entidade exprimiram sua surpresa ao reverem os mamíferos juntos, tanto tempo após o início do experimento.

É surpreendente rever duas baleias vivas 20 anos depois. O oceano é cada vez mais cheio de barcos, redes de pesca e poluição, que representam um verdadeiro risco para a longevidade desses animais. É um milagre que elas ainda estejam vivas”, declarou um dos pesquisadores que identificou os cetáceos. Ele lembrou que a costa da Irlanda é mais calma e ainda há muito alimento, o que pode explicar o retorno dos animais na região.

A Irlanda é um ponto de passagem desse tipo de animal durante a migração entre a África e a Escandinávia. Mesmo se outras baleias monitoradas já foram identificadas na mesma zona, essa é a primeira vez que, após tanto tempo, um casal “volta para casa”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …