O presidente da Venezuela anunciou um plano nacional de poupança para ajudar as famílias, no qual os venezuelanos poderão comprar barras de ouro. Nicolás Maduro propõe desta forma que a população compre ouro de produção nacional.
“Chegou a hora de um plano de poupança em ouro, vamos poupar em ouro. Eu já estou preparado, tenho vários milhares de peças para que o povo venezuelano poupe em ouro”, anunciou Nicolás Maduro, durante uma reunião com dirigentes do seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV.
De acordo com o chefe de Estado da Venezuela, citado pela EFE, o mecanismo será de “de livre acesso” para trabalhadores, pensionistas, empresários e cidadãos em geral. Maduro assegurou que este “é um plano sério e sólido“, precisando que dará nos próximos dias mais detalhes sobre o programa de poupança.
“Este é o ouro de Guayana (uma região do país), o ouro do povo para o plano de poupança nacional”, escreveu Maduro no Twitter.
Nicolás Maduro anunciou que quer vender aos habitantes lâminas de ouro certificadas pelo Banco Central venezuelano. Estas barras, apelidadas de “lingoticos”, virão anexados a um cartão de plástico, o custo de uma lâmina que pese 1,5 grama é de 3,7 mil bolívares. Já uma mais pesada, com 2,5 gramas, vale 6,3 mil bolívares.
O objetivo do presidente da Venezuela será que a população “poupe em ouro” de produção nacional, explicou o Chefe de Estado.
O plano é anunciado pouco depois de o salário mínimo do país ter aumentado 35 vezes e o valor da moeda ter caído 96%. Apesar das medidas, a inflação não conseguiu ser travada e a Venezuela vive uma grave crise econômica, política e humanitária, procurando milhares de venezuelanos a sair do país.
Só no Brasil, estima-se, já chegaram cerca de cerca de 60 mil imigrantes e refugiados venezuelanos no último ano e meio.
Ciberia // ZAP
Amigo do Sr. Lula e de todos os petistas, a coisa está muito boa na Venezuela, porque os petistas não se mudam pra lá. País totalmente de esquerda, era assim que iria ficar o Brasil no comando do PT. Falido.
Nicolas Maduro é uma criatura imbecil, incompetente e totalmente fora da realidade… o povo venezuelano passa fome e o energúmeno quer que façam poupança em ouro… o que precisam é de comida para sobreviverem… e pensar que o amaldiçoado PT apoia esse ser abjeto e outros até piores…
Esse é mais um passo para, mais adiante, confiscar e recolher o restante dos bens da população Venezuelana. Estes Socialistas não dão ponto sem nó.