Porto Rico sobe de 64 para 2.975 número de mortos pelo furacão Maria

(dv) NOAA / EPA

O furacão Maria

O governador de Porto Rico elevou o balanço oficial de mortos na ilha pelo furacão Maria de 64 para 2.975, após um novo estudo encomendado pelo governo, segundo o qual as mortes provocadas pela tempestade foram severamente subestimadas.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (28) pelas autoridades de Porto Rico, um estado livre associado dos Estados Unidos.

O governador Ricardo Rosselló disse que está criando uma comissão para implementar as recomendações do novo relatório. Será ainda criado um registro das pessoas mais vulneráveis em Porto Rico como os idosos, doentes ou pessoas que fazem hemodiálise, para realizar ações de prevenção em futuras tempestades ou furacões.

A nova estimativa de 2.975 mortos, divulgada seis meses depois de o furacão Maria ter devastado a ilha, em setembro de 2017, foi feita por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

“Os resultados deste estudo sugerem que, tragicamente, o furacão Maria produziu um número maior de mortes em toda a ilha. Certos grupos – aqueles em áreas mais pobres e os mais idosos – enfrentaram os maiores riscos”, explicou Carlos Santos-Burgoa, pesquisador principal do Instituto Milken.

O furacão Maria, de categoria 4, teria provocado mais mortos que o Katrina, que devastou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, causando mais de 1.880 mortes. Mais de 80% das famílias em Porto Rico não tiveram acesso à rede elétrica durante os últimos três meses de 2017 e a situação só foi totalmente resolvida este ano.

Joel Rouse / Wikimedia With the tail end of Hurricane Maria still being felt, Royal Marines from 40 Commando were straight out across the Island to ensure critical routes were clear and they understood what the islanders needed. With heavy rain and driving winds through the night it was crucial that both remote and main routes were clear of debris and unblocked if flooded. It was also vital to understand the effect this weather had had on the local people and what they were in greatest need of, allowing intelligent aid distribution. The team also handed out more of the DFID shelter packs, allowing short term roofing for people while the rebuild process starts. In early September 2017 Hurricane Irma moved through the Caribbean region, causing absolute devastation wherever it landed. The British Overseas Territories of Anguilla, the Turks and Caicos Islands and the British Virgin Islands suffered lasting damage. All three services and other government departments, along with hundreds of troops were involved in the huge humanitarian effort. Ships, planes and helicopters delivered tonnes of supplies to the UK nationals and locals caught up in the devastation caused by Hurricane Irma.

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

O governo de Porto Rico já havia dado um primeiro passo este mês para esclarecer a questão polêmica ao notificar, por carta, o Congresso norte-americano sobre outro relatório relacionado com a recuperação da ilha após o furacão, que incluía um número atualizado de 1.427 mortes.

Inicialmente, apesar da insistência constante de acadêmicos e outras organizações de que o número real de mortos era muito mais alto do que o inicialmente estimado, o fato é que tanto as autoridades da ilha quanto o governo federal em Washington reduziram repetidamente a intensidade das consequências da devastação do furacão.

Em outubro, durante uma visita a Porto Rico, Donald Trump disse que a passagem do furacão Maria não tinha sido “uma verdadeira catástrofe” como a do furacão Katrina, destacando o baixo número de vítimas mortais (na altura, 64 era o número oficial de mortos).

Mesmo assim, Trump alertou que o orçamento federal ficará “defasado” como resultado dos sérios danos e da necessidade de financiamento para a reconstrução de infraestrutura e serviços básicos na ilha.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …