Golfinho tarado causa fechamento de praia na França

Uma cidade na costa da França teve que fechar suas praias por causa de um visitante particularmente agressivo. E não, não é um tubarão, mas um golfinho muito “animado”.

O golfinho, com 3 metros de comprimento e chamado Zafar, passou os últimos meses frequentando a baía de Brest, em Landévennec, na Bretanha (noroeste da França). No entanto, nas últimas semanas, ele começou a mostrar comportamentos peculiares.

De acordo com a imprensa local, citada pelo IFLScience, ele tem “se esfregado” contra caiaques e pequenos barcos, além de impedir os banhistas de retornarem à costa e até mesmo usar o focinho para empurrar uma mulher desavisada para fora da água.

Zafar já foi culpado de alguns sustos, mas ninguém foi ferido ainda.

Em resposta às travessuras do golfinho, o prefeito da cidade, Roger Lars, proibiu atividades de banho e mergulho sempre que Zafar estiver nas proximidades. Chegar a menos de 50 metros do golfinho também é estritamente proibido.

Alguns criticaram a decisão, chamando-a de “excessiva”. Um deles é o especialista em direito ambiental Erwan Le Cornec, que disse ao Ouest-France que o prefeito tenta fazer os golfinhos parecerem “bestas ferozes”.

Segundo o IFLScience, os golfinhos têm vidas sexuais interessantes e parecem fazer sexo não apenas para fins reprodutivos, mas também por puro prazer.

Estes cetáceos já foram observados praticando comportamento homossexual e se masturbando (com a cabeça de um peixe morto). Houve até histórias de golfinhos mostrando uma atração por seres humanos. Um exemplo disso é o caso de Margaret Howe Lovatt e um jovem golfinho macho chamado Peter, que teve um fim particularmente trágico.

Quanto a Zafar, a situação também é triste.

Elizabeth Hawkins, pesquisadora líder da Dolphin Research Australia, disse ao Washington Post que esse desempenho não é tão incomum para um golfinho na posição de Zafar, sendo um “pária social” (por qualquer razão, ele foi isolado dos outros golfinhos e agora quer se envolver socialmente). “Essa fricção [contra caiaques e barcos] é uma tentativa de satisfazer esse desejo”, afirma.

A proibição não é apenas do interesse de potenciais “vítimas” humanas, mas o melhor para Zafar, diz a pesquisadora.

Isto porque os golfinhos solitários correm o risco de se acostumar com o contato com as pessoas, o que pode deixá-los extremamente vulneráveis ​​a maus-tratos nas mãos de humanos e outros perigos relacionados a nossa espécie, incluindo barcos de pesca.

A prefeitura da cidade espera que a proibição ajude Zafar a recuperar seus instintos naturais, mas a lição aqui é a seguinte: os golfinhos têm uma reputação de serem criaturas sociais e amigáveis, mas, como todos os animais selvagens, é melhor que sigam suas vidas – sem interferência humana.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …