Golfinho pré-histórico que viveu há 30 milhões de anos é descoberto nos EUA

(dr) Robert Boessenecker

O golfinho pré-histórico “Inermorostrum xenops”

Uma equipe de pesquisadores descobriu uma nova espécie de golfinho do Período Oligoceno que nos permite conhecer melhor a evolução dos cetáceos.

Um pequeno golfinho pré-histórico, que viveu há 30 milhões de anos, foi batizado de Inermorostrum xenops por pesquisadores que encontraram seu crânio na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O artigo foi publicado na Royal Society of London.

De acordo com a pesquisa, estes golfinhos, que mediam apenas entre 1,2m e 1,5m, tinham um focinho pequeno mas lábios vibrantes e largos. Robert W. Boessenecker, autor do estudo, indica que estes animais se alimentavam sobretudo de peixes e moluscos, escreve o Science Daily.

A análise feita pelos pesquisadores dos fósseis encontrados permite situar a espécie na família dos cetáceos odontocetos Xenorophidae, que se caracterizavam por focinhos largos e mais de uma morfologia dentária.

O mais antigo deste grupo de cetáceos é precisamente o Inermorostrum xenops, a partir do qual pode-se estudar como evoluiu o modelo alimentar destes animais.

A descoberta prova mais uma vez que a costa da Carolina do Sul é uma fonte única de conhecimento para estudar a evolução dos cetáceos. Atualmente, é possível ver o fóssil deste animal no Museu de Historia Natural de Charleston.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …