O deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência, ampliou sua vantagem na liderança das intenções de voto no primeiro turno em pesquisa divulgada nesta terça-feira (11) pelo Ibope.
O levantamento coloca Bolsonaro, ainda hospitalizado depois do ataque a faca sofrido na última quinta-feira, em Juiz de Fora (MG), com 26% dos votos, uma alta de quatro pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada pelo instituto, no último dia 5 de setembro.
Além disso, a rejeição ao capitão da reserva caiu entre os eleitores ouvidos do Ibope, passando de 44% para 41%. Ainda assim, Bolsonaro lidera o índice entre os candidatos à presidência.
A briga pela segunda posição segue acirrada. Ciro Gomes (PDT) passou de 12% para 11%, tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), que perdeu três pontos percentuais entre os dois levantamentos e agora tem 9%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se manteve com os mesmos 9%.
Confirmado hoje como candidato do PT à presidência, Fernando Haddad subiu de 6% para 8% na pesquisa realizada pelo Ibope.
Em um eventual segundo turno, Bolsonaro só venceria Haddad nos cenários testados por 40% a 36%. Contra Marina Silva (38% a 38%), Geraldo Alckmin (38% a 37% para o ex-governador) e Ciro Gomes (40% a 37% para o candidato do PDT), a situação é de empate técnico.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre 8 e 10 de setembro para elaboração da pesquisa. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ciberia // EFE